Mundo BANI e a Gestão de Projetos no Turismo - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Projetos

Mundo BANI e a Gestão de Projetos no Turismo

Publicado

em

Os desafios do mundo BANI na era atual para o turismo (Foto: Freepik)

O Mundo BANI é como um oceano cheio de tempestades imprevisíveis, suas ondas podem ser turbulentas e desafiadoras de navegar, especialmente quando se trata de projetos no setor do turismo.

Entendendo a diferença entre mundo BANI e mundo VUCA e os projetos no turismo

O termo “Mundo BANI” e “Mundo VUCA” são usados para descrever diferentes ambientes em que vivemos e operamos.

O “Mundo BANI” é um conceito mais recente e representa um mundo caracterizado por quatro características: Frágil (brittle), Anômalo (anomalous), Não-linear (non-linear) e Incompreensível (incomprehensible).

Isso significa que o mundo está constantemente mudando de maneira imprevisível, tornando difícil prever eventos futuros.

No setor do turismo, o desafio se traduz na rápida evolução das preferências dos viajantes, nos eventos imprevisíveis (como pandemias), nos desastres naturais, nas mudanças nas preferências dos turistas e na dificuldade de entender completamente o comportamento do consumidor.

LEIA TAMBÉM: GOL Linhas Aéreas lança avião temático para celebrar iniciativas sustentáveis

Por outro lado, o “Mundo VUCA” é um conceito mais antigo que se refere a um ambiente Volátil (volatile), Incerto (uncertain), Complexo (complex) e Ambíguo (ambiguous). Também implica um grau de incerteza e mudança, mas ainda permite alguma compreensão do ambiente.

Para saber mais sobre o Mundo VUCA leia o post.

O conceito de Mundo BANI foi criado pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio em 2018, após perceber que o conceito de mundo VUCA estava ficando para trás e não se aplicava mais à realidade de um mundo tão acelerado quanto o nosso.

A definição de Mundo BANI ganhou relevância no ambiente corporativo em 2020, com a incidência da pandemia de coronavírus.

O que é preciso para se adaptar ao Mundo BANI?

As empresas do setor do turismo precisam adotar uma abordagem mais flexível e ágil, concentrando seus esforços em estratégias que lhes permitam navegar com sucesso no Mundo BANI. Neste sentido, é necessário:

  • Monitorar constantemente as tendências e as preferências dos viajantes para se adaptar rapidamente às mudanças.
  • Investir em tecnologia avançada, como análise de dados e inteligência artificial, para entender melhor o comportamento do cliente e antecipar suas necessidades.
  • Ter planos de contingência sólidos para lidar com eventos imprevisíveis, como pandemias, e poder de reagir rapidamente.
  • Focar na experiência do cliente, oferecendo personalização e flexibilidade em pacotes de viagem.
  • Estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas do setor para compartilhar recursos e reduzir a fragilidade operacional.

A Gestão de Projetos e o Mundo BANI

A gestão de projetos desempenha um papel crucial no mundo BANI, pois ajuda as empresas do setor de turismo a se adaptarem a essas mudanças rápidas e imprevisíveis. Ela permite que as empresas planejem, monitorem e respondam de forma ágil a situações emergentes.

LEIA TAMBÉM: A criatividade a serviço do turismo

A gestão de projetos não apenas ajuda as empresas do setor de turismo a sobreviver em um mundo BANI, mas também a prosperar, aproveitando as oportunidades que surgem em um ambiente desafiador e em constante evolução.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.