Projetos
Turismo antifrágil: Gestão de projetos para tempos incertos
O que é antifrágil?
Vamos começar pelo conceito de frágil, que se refere a algo que se quebra facilmente ou é vulnerável a danos, ou simplesmente fraco a pressões ou mudanças, muitas vezes quando submetido à pressão de um agente externo.
Por outro lado, antifrágil é algo que prospera e se fortalece diante de desafios e adversidades. Em outras palavras, ser antifrágil significa que uma empresa e ou pessoas não apenas conseguem lidar com desafios inesperados, como também podem tirar proveito deles para crescer.
O conceito de “antifrágil” foi idealizado por Nassim Nicholas Taleb, autor e pensador conhecido por suas ideias sobre resiliência e como sistemas, empresas e pessoas podem se fortalecer com a volatilidade e o caos. Tablet publicou, no ano de 2012, o livro chamado de “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”.
Como aplicar a ideia do antifrágil no setor do turismo?
Vamos ver alguns exemplos de segmentos no turismo, que podem adotar práticas e mentalidades de turismo antifrágil.
Gastronomia: Um restaurante pode diversificar seu menu e serviços, oferecendo opções para viagem e delivery em cenários desafiadores, como uma pandemia por exemplo, não apenas sobrevivendo, mas se beneficiando das mudanças nas preferências dos consumidores e assim expandir sua base de clientes.
Marketing Turístico: Uma agência de marketing turístico pode adotar uma estratégia flexível, ajustando campanhas de promoção de destinos de acordo com as mudanças nas restrições de viagens e nas preferências dos viajantes, podendo continuar atraindo visitantes mesmo em tempos de incerteza.
Segurança no Turismo: Uma cidade turística pode investir em sistemas de segurança e planos de contingência para lidar com emergências, como desastres naturais ou eventos de grande escala, pois assim, garante que os visitantes se sintam seguros, independentemente das circunstâncias.
Arte e Turismo: Um festival de arte pode diversificar suas atrações, incluindo exposições ao ar livre e virtuais, permitindo que os visitantes desfrutem da arte de maneira segura e adaptada às condições climáticas, restrições de público e à globalização da tecnologia.
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Onde entra a Gestão de Projetos no conceito Antifrágil?
A gestão de projetos desempenha um papel fundamental na construção de empresas antifrágeis no setor do turismo, tornando-as resilientes e aptas a rápidas transformações de acordo com cada momento e necessidade. Para tudo isso ser possível, é necessário que as empresas se adaptem às mudanças, identifiquem novas oportunidades e tenham uma gestão eficiente de crises.
As metodologias de gestão de projetos, como a identificação e análise de riscos, permitem que as empresas do setor de turismo antecipem problemas potenciais e desenvolvam estratégias de mitigação. Este é um ponto que não é simples em qualquer setor, pois, antecipar situações é um grande desafio. Um planejamento adequado, análises corretas, experiência e agilidade, não apenas facilitam a transformação, mas, são fundamentais para o sucesso.
A gestão de projetos ágil permite que as empresas respondam rapidamente a mudanças no mercado ou a eventos imprevistos, ajustando projetos e estratégias conforme necessário.
Por meio da gestão de projetos, as empresas podem medir o desempenho das ações e iniciativas, aprendendo com sucessos e principalmente com os fracassos e melhorando continuamente suas operações. Aprender e agir rápido é um fator primordial nos tempos atuais.
Ser antifrágil no setor do turismo significa ser resiliente, flexível e capaz de se beneficiar das incertezas e dos desafios. Isso requer uma gestão de projetos adaptável e estratégias que permitam que as empresas se fortaleçam, em vez de enfraquecer, diante de eventos inesperados. E você, é antifrágil?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.