Restaurante HAI YO apresenta menu oriental com ingredientes brasileiros - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Turismo e Gastronomia

Restaurante HAI YO apresenta menu oriental com ingredientes brasileiros

Chef Lucas Coelho e o Sommelier Welington Gonçalves harmonizam culinária asiática e vinhos locais.

Publicado

em

Chef Lucas Coelho e o Sommelier Welington Gonçalves – Hai Yo Restaurante Asiático em Curitiba (Foto: Thiago Paes @paespelomundo)

A fascinante cozinha oriental é a essência do restaurante Hai Yo em Curitiba. Localizado no lobby do Grand Mercure Hotel Rayon, um ícone do turismo da capital paranaense, o restaurante proporciona uma combinação surpreendente de técnicas e receitas asiáticas com ingredientes bem brasileiros.

Para começar, uma entrada com ostras do litoral do Paraná. Conhecidas pelo sabor marcante, atraiu até mesmo historiadores japoneses que as classificaram entre as mais saborosas do mundo. Fato é que no menu do chef Lucas Coelho, a ostra paranaense servida com gema de codorna e ovas de salmão mostra a linha criativa e regional, sequência da noite.

Ostras do litoral do Paraná (Foto: Thiago Paes @paespelomundo)

O vinho é brasileiro no Hai Yo

O menu contou com 5 etapas, sempre harmonizado com um vinho diferente, todos de vinícolas brasileiras. “Muita gente se surpreende quando a gente fala que o vinho é brasileiro” lembra o Sommelier Welington Gonçalves. De fato, a curadoria dos vinhos que harmonizam a sequência de frutos do mar e pratos orientais ressaltam sabores de forma peculiar. Até mesmo as taças de apresentação chamam atenção pela harmoniosa sofisticação.

No entanto, não é somente nos vinhos que a brasilidade permeia a enogastronomia da noite. O menu do chef Lucas Coelho tem receitas com produtos feitos a base de tapioca, como o UDON – típico macarrão japonês servido como sopa, que no Hai Yo leva ainda toques de trufas e manteiga de missô. Uma perfeição à brasileira.

LEIA TAMBÉM: De francês a ucraniano: a diversidade étnica da gastronomia curitibana

Na sequência, salmão em generosas fatias no clássico Shake Nuta uma receita que mescla sashimi e molho a base de missô com gema de codorna. Prato que marca também a trajetória do Chef Kazuo Harada, que já foi chef -executivo no restaurante Hai Yo e hoje possui outra unidade na cidade, o Emy restaurant. Entre outros prêmios, Harada foi chef do carioca Mee no emblemático Belmond Copacabana Palace entre 2015 e 2018, quando o restaurante recebeu estrela Michelin.

Shake Nuta (Foto por Thiago Paes @paespelomundo)

Em mais um prato na sequência em etapas, o pato cozido à sous vide, desfiado à mesa acompanhado de palitos de legumes e dois molhos, um agridoce a base de batata doce e um óleo de gengibre com pimenta dedo de moça. Uma versão diferenciada do pato laqueado (Pato de Pequim), receita símbolo da culinária chinesa.

Para a sobremesa, cheesecake a base de tofu e sorbet de frutas com toques de pimenta. Uma explosão de sabores que levam apreciadores da boa gastronomia a reverenciarem o menu Hai Yo como de fato uma atração gastronômica na cidade.

O legado

O legado do chef Harada de origem japonesa é continuado pelo Chef Lucas Coelho que tem na bagagem ter sido professor de gastronomia, além de primar pelas regionalidades. O resultado da orientalidade e os regionalismos é este incrível menu degustação do Hai Yo, apreciado por turistas e moradores de Curitiba.

Foto: Thiago Paes @paespelomundo

Fora dos estereótipos de restaurantes com comida típica, o Hai Yo traz até mesmo na música ambiente a jovialidade e descontração de um dos melhores e mais badalados restaurantes da cidade.

LEIA TAMBÉM: De pequi à cagaita: o turismo gastronômico do cerrado na cozinha do chef Lui Veronese

Lucas e Welington fazem uma dupla perfeita, não só pelo talento em conduzir paladares experientes e repletos de referenciais culinários internacionais pelos solos e mares paranaenses, mas também pela simpatia e leveza no servir, o que torna o Hai Yo ainda mais brasileiro. Gosto Assim!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.