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Turismo e Negócios

Calendário de oportunidades para o turismo em 2024

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Foto: Sebrae Minas

Para aqueles que não veem a hora de viajar e gostam de se programar, analisar a lista de feriados nacionais prolongados, pontos facultativos e folgas municipais e estaduais é uma ótima dica. Seja por lazer ou motivos religiosos, o calendário de 2024 representa uma oportunidade de planejamento para aqueles que podem emendar e aproveitar melhor essas datas para viajar. Além disso, negócios da cadeia produtiva associada ao turismo devem enxergar nessas datas como possibilidades de se anteciparem e se prepararem para atrair e receber turistas nesses períodos.

Para quem trabalha no setor de turismo, despreparo é uma palavra que não deve constar no dicionário. Por lidarem com reservas, acomodações, estruturas e com expectativas por experiências memoráveis, os negócios do setor não podem ficar alheios e sujeitos a improvisos, especialmente nessas datas, quando o fluxo de turistas é maior.

Empreendimentos de turismo de algumas cidades, por exemplo, precisam considerar e executar planos para as datas em que recebem mais turistas, como os feriados religiosos. Já imaginou se os meios de hospedagem não estiverem preparados para receber tantas pessoas ou se a infraestrutura de serviços da cidade não comportar tanta demanda? Seria um caos.

Para que problemas como esses não aconteçam, portanto, o planejamento é essencial e ele começa com um levantamento do calendário e de todos os feriados nacionais, estaduais e municipais. Aqui, também vale considerar datas sazonais e comemorativas, como o Dia das Mães. Elas podem representar boas oportunidades para os negócios e orientar ações específicas para esses períodos.

Depois do levantamento do calendário, o próximo passo é analisar as datas e traçar estratégias que estejam alinhadas ao negócio ou destino. Nos feriados prolongados, por exemplo, praias, cidades históricas e roteiros religiosos são algumas das atrações mais procuradas. Então, agências de viagens, locadoras de veículos e imóveis, hotéis e pousadas, e até profissionais autônomos, como guias e intérpretes, precisam estar preparados para oferecer o necessário aos turistas e, claro, lucrar.

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Os profissionais que atuam em um negócio do setor de turismo precisam estar preparados para receber turistas em todas as circunstâncias, mas, especialmente, nos feriados e datas comemorativas. As demandas nessas ocasiões exigem ainda mais comprometimento, bom desempenho e habilidade para a resolução de eventuais conflitos que possam surgir.

A preparação para os feriados do ano também envolve a adoção de estratégias comerciais que possam atrair turistas e proporcionar boas experiências a eles durante esse período de fuga da rotina. Entre as ações que podem ser colocadas em prática, estão as ofertas por tempo limitado. Essa estratégia age como um grande incentivo para muitos turistas, que buscam vantagens e descontos na hora de viajar. Nesse sentido, criar interesse por ações específicas para determinados períodos e que tenham datas-limite pode ser interessante. Afinal, quem não gosta de uma promoção?

As empresas também podem fazer ofertas segmentadas, já que oferecer tudo para todos os públicos pode não ser a melhor estratégia. Por isso, que tal trabalhar com ações focadas em necessidades e/ou características de determinados grupos? As ofertas nichadas ou segmentadas podem atrair boas oportunidades para um negócio, além de beneficiarem os turistas.

Também é importante lembrar que operar em parceria no setor de turismo é essencial. Negócios diferentes podem se unir para proporcionar melhores experiências aos turistas e, claro, incrementar os lucros. Agências de viagem podem, por exemplo, estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes e produtores locais para criar roteiros e, assim, estimular cadeias inteiras e regiões. Ganham os turistas e os empreendedores.

Nunca se esqueça que o desejo por vivenciar experiências marcantes é o que move os turistas. Esse entendimento é muito importante para orientar as atividades de um negócio do setor. Ninguém quer mais uma venda fria de pacotes ou serviços, mas as pessoas estão cada vez mais ávidas por benefícios. Focar no valor das vivências proporcionadas, então, é algo que vai atrair e fidelizar os turistas.

Não perca as oportunidades!

Todo o planejamento para receber turistas em feriados e datas comemorativas também deve considerar a comunicação com esses consumidores, afinal, de que adianta oferecer os melhores serviços e promoções se os potenciais interessados não ficam sabendo disso? Levando isso em consideração, em tempo de redes sociais, o marketing digital é um investimento necessário.

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A criação de conteúdo para os perfis de negócios de turismo ajuda na divulgação das experiências proporcionadas, benefícios, promoções, e muito mais. Contar histórias, compartilhar percepções de outros clientes, divulgar reservas para datas específicas e oferecer descontos são alguns conteúdos que podem ser explorados em uma estratégia de marketing digital.

Nas redes sociais, um negócio de turismo pode: estabelecer parcerias com influenciadores digitais, criar guias e destacar roteiros com atrações turísticas, organizar lives e eventos on-line focados em interesses específicos, além disso, tirar dúvidas, oferecer promoções e descontos, sem contar que podem divulgar ações de valorização da cultura local.

Fique atento no calendário de feriados, pois pode ser uma boa oportunidade para seu negócio lucrar mais. No entanto, sem planejamento um negócio não consegue usufruir de todas as possibilidades que se apresentam e, ainda, aumenta consideravelmente as chances de frustrar os turistas que estão em busca de experiências marcantes que possam guardar na memória depois.

Quer saber mais sobre marketing digital e as ferramentas para divulgar melhor produtos e serviços nas mídias sociais para aproveitar melhor essas datas comemorativas? Então, acesse o site do Sebrae Minas –  www.sebraemg.com.br – e confira os conteúdos gratuitos, entre eles, artigos, cartilhas, e-books, vídeos e podcasts para impulsionar o seu negócio.

Confira o calendário de feriados de 2024:

  • Confraternização Universal – Ano Novo: 1º de janeiro (segunda-feira)
  • Carnaval: 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira)
  • Quarta-feira de Cinzas: 14 de fevereiro (quarta-feira)
  • Paixão de Cristo: 29 de março (sexta-feira)
  • Páscoa: 31 de março (domingo)
  • Tiradentes: 21 de abril (domingo)
  • Dia do Trabalho: 1º de maio (quarta-feira)
  • Corpus Christi: 30 de maio (quinta-feira)
  • Independência do Brasil: 7 de setembro (sábado)
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (sábado)
  • Finados: 2 de novembro (sábado)
  • Proclamação da República: 15 de novembro (sexta-feira)
  • Natal: 25 de dezembro (quarta-feira)

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