Conecte-se conosco

Especial

Descubra New York City da melhor forma: a pé

Um especial que vai apresentar a cidade que nunca dorme de diversos ângulos. New York City a pé é o início dessa jornada, que vai fazer você se encantar pela Big Apple.

Publicado

em

Caminhar pela cidade é a melhor forma de conhecê-la. (Foto: Uai Turismo)

Pode ser a sua primeira ou a centésima vez em Nova York, sempre haverá algo novo para descobrir. Afinal a cidade é inquieta, e mesmo existindo milhares de opções, a cada ano é possível encontrar novidades por lá. Por isso, a melhor forma de conhecer a famosa New York City é a pé (e claro, aproveitando eventualmente o metrô que encurta alguns caminhos). Prepare-se para caminhar muitos quilômetros por dia, e só se dar conta do tanto que andou quando chegar ao hotel. Neste especial de 5 matérias, você vai conferir:

E ainda saber onde se hospedar e as melhores formas de se deslocar!

Chegando em NYC

Uma excelente opção para chegar em Nova York é pela Copa Airlines. Os mineiros então podem desfrutar de um voo que sai de Belo Horizonte direto para o Panamá, com possibilidade de um stopover na cidade, afinal é lá o hub da companhia. E de lá seguir direto para a Big Apple. Além de Belo Horizonte, essa opção também está disponível para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Manaus.

A Copa Airlines é considerada a companhia aérea mais pontual da América Latina, e realmente o embarque é bem ágil, e não raramente vemos o avião pousar até mesmo antes do horário previsto. E aí é só curtir o destino. Durante o voo, na classe econômica, você vai encontrar entretenimento com filmes, séries e músicas cujo acesso pode ser feito pelo próprio celular. Como o voo de ida é noturno, os passageiros podem contar com jantar e café da manhã.

Porém, se você optar pela classe executiva não vai se arrepender! As poltronas são bem espaçosas e garantem aquele soninho reparador. O serviço de bordo é realizado por comissários extremamente atenciosos, e as refeições são servidas em louças. No entretenimento uma tela para cada passageiro, para assistir toda a programação disponível. Além disso, você recebe uma nécessaire com itens para o seu conforto durante a viagem, como meias, tapa-olhos, protetor labial e hidratante de mãos.

Entenda como Nova York está organizada

Sim! Nova York é geometricamente pensada, por isso, por mais que você se perca pelas suas ruas e avenidas, rapidamente vai se encontrar novo. Aliás, mesmo sendo sua primeira vez na cidade, alguma coisa vai te dizer que você já esteve por ali. Afinal, são tantos filmes e imagens que estão no nosso consciente (e inconsciente) sobre Nova York, que todo mundo se sente um pouquinho “new yorker” ao andar pelas ruas da cidade.

5 distritos – conhecidos como Boroughs – compõem a cidade: Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island. Manhattan é o mais glamouroso e o mais fácil de circular. Afinal, é uma ilha, onde a oeste está o Rio Hudson e a leste o East River. Ao norte é a parte conhecida como Uppertown (parte de cima da cidade, em tradução livre), e ao sul Downtown (a parte de baixo). E bem no “meio” está? A Midtown (a parte do meio).

Do East Side (lado leste) partindo do East River começam as avenidas, que cortam toda a ilha de Manhattan de “up” a “down” (ou de cima a baixo), que vai desde a 1ª avenida até a 12ª avenida chegando no Rio Hudson. No meio do caminho, você ponde encontrar algumas avenidas que não carregam um número, como a Lexington Avenue, a Park Avenue e a Madison Avenue, por exemplo. Mas não se preocupe, nada que um mapa ou um GPS não te coloque na “linha” novamente.

LEIA TAMBÉM: Quem tem o sonho de passar o natal e fim de ano em Nova York?

Transversalmente estão as ruas, também organizadas por números. Dessa forma, é possível seguir da Rua 1 em Downtown até a Rua 147 em Uptown, a oeste de Manhattan. Como a ilha é irregular, as “pontas” são batizadas com outros nomes. Como toda a “ponta” Downtown, cercada pelo Brooklyn a leste e por Staten Island, mas abaixo, quase a oeste. Nesta “ponta” estão bairros bem conhecidos como Little Italy, Chinatown, Tribeca e o coração financeiro do mundo, Wall Street.

A pé por New York City: como fazer um walking tour pela Big Apple

Andar por Nova York, se perder e se achar é sem dúvidas a melhor maneira de conhecer a cidade. Entretanto, existe um programa incrível chamado Big Apple Greeter, onde nova nova-iorquinos te levam para um passeio a pé pela cidade, mostrando lugares e contando histórias da vida na megalópole.

A Big Apple Greeter é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo que enriquecer a experiência dos visitantes, conectando turistas a moradores entusiasmados que atuam voluntariamente.

Nosso greeter por lá foi o Jeff, que já aposentado conhece muito da cidade e é um desses apaixonados por Nova York. Começamos pelo Central Park. Ele contou que o parque não é natural, foi todo construído a fim de gerar bem-estar aos moradores, e com um projeto tão impecável se tornou um dos locais mais visitados do país.

Casa da Madonna em NYC e o passeio com o Big Apple Greeter, uma das melhores formas de conhecer a cidade. (Foto: Uai Turismo)

“Fofoquinhas” que adoramos saber também fazem parte do passeio, como a casa do Seinfield e quando a Madonna quis comprar um apartamento de frente para o Central Park e não foi bem aceita pelos condôminos. Assim, ela comprou ali perto três casas e as transformou em uma mansão, estimada pela bagatela de 40 milhões de dólares. Com essa informação quem sabe você não dá a sorte de ver a loira chegando ou saindo de casa?

O Jeff é realmente um ótimo e bem humorado contador de histórias, por isso andamos também no entorno do Central Park em Upper East Side. E foram várias histórias de como a cidade se estruturou e se tornou a potência que é hoje.

As luzes da Times Square e os espetáculos da Broadway

O local onde as fotos mais famosas da cidade acontecem é realmente um show de luzes. E a publicidade faz parte do show! A Times Square parece estar em constante festa, e na verdade está! Afinal é por ali que estão os teatros da Broadway.

As luzes da Times Square parecem uma festa constante. (Foto: Uai Turismo)

Inclusive, uma das mais recentes estreias da Broadway é o “MJ – The Musical” que conta de maneira espetacular a trajetória do Rei do Pop, Michael Jackson. O musical impecável narra a trajetória desde a infância conturbada e a difícil relação com o pai do astro, a formação dos “Jackson’s 5” até a vida adulta e o ápice da carreira. A transição de cenários e de figurinos mais parece um show de ilusionismo. As atuações são impecáveis, e só pelo tom de voz é perceptível qual personagem é quem. E as músicas! Ah, as músicas! É impossível não cantar junto e não se emocionar.

É na Broadway que você tem a certeza de que a arte é sim uma das maiores maravilhas do ser humano, e que em época de tantas tragédias que o mundo vive, existem artistas (no palco e atrás dele) que trabalham duro para levar emoção e admiração à quem passa por lá.

“MJ The Musical” com certeza vai te emocionar. (Foto: Uai Turismo)

Um hotel localizado onde tudo acontece: O POD Times Square fica bem no coração de Nova York e tem toda a atmosfera urbana da cidade. Bem perto das luzes, cafés e, claro, da Broadway o hotel permite fazer a maioria das atrações a pé. Os quartos são silenciosos, e mesmo pequenos são bastante funcionais. Com amenities, secador de cabelos e TV, é possível ter todo o necessário para a estada por Nova York.

Os recepcionistas são extremamente simpáticos, e a área social do hotel é decorada de maneira jovem e descontraída. O POD é uma rede com 4 hotéis bem localizados na cidade com a essência mais econômica. Por isso não oferece minibar, nem café da manhã , afinal é possível encontrar tudo isso a poucos passos do hotel e ainda “se passando” por um nova-iorquino raiz! Caso você não queira sair do hotel, no lobby bar é possível também tomar um típico café nova-iorquino em um ambiente super bem decorado, ou um drink no final do dia.

A mais famosa de todas as avenidas para conhecer fazendo New York City a pé: 5th Avenue

Andar pela mais famosa das avenidas é também um excelente programa gratuito. A não ser que você queira entrar em uma das lojas de grife e levar a sua peça de luxo. A 5ª Avenida é uma das avenidas mais caras e comerciais de Nova York.

As lojas de luxo são uma marca da 5ª Avenida. (Foto: Uai Turismo)

A 5ª Avenida se inicia em lower Manhattan, que fica a partir do Washington Square Park, e se estende até a rua 142, no Harlem. Ela divide as ruas do leste e do oeste de Manhattan, bem como o ponto número zero para os números das ruas.

E é por lá que acontecem grandes eventos da cidade, como a Macy’s Thanksgiving Day Parade, a Parada de Ação de Graças da reconhecida loja de departamentos, e que marca o início das festividades de final de ano de Nova York.

Continue acompanhando o Especial Nova York no Portal Uai Turismo e já comece a planejar sua viagem por lá no período das festas de final de ano!

Siga o @portaluaiturismo no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.