Brasil para estrangeiros: aprovado convênio tax free no país - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Brasil para estrangeiros: aprovado convênio tax free no país

O estado do Rio de Janeiro fez a proposta ao Confaz e outros estados já aderiram ao convênio

Publicado

em

Anúncio da nova política de redução de impostos para turistas internacionais.
Anúncio da nova política de redução de impostos para turistas internacionais. (Foto: Acervo Uai Turismo)

O Brasil tem investido cada vez mais em promoção internacional e formas de facilitar a entrada de turistas estrangeiros no país. Ontem (dia 29 de setembro de 2023), foi aprovado, enquanto acontecia a 50ª ABAV EXPO no Rio de Janeiro, o convênio “tax free”, que consiste na devolução dos impostos para compras feitas por turistas estrangeiros. A solicitação foi feita pelo estado do Rio de Janeiro ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que foi aprovada por unanimidade. 

LEIA TAMBÉM: O melhor de: Minas Gerais, Kenya, República Dominicana e Espírito Santo, na ABAV Expo

O secretário de turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, afirmou: “Lembrando que a política de tax free é instituída em mais de 80 países. Eu tenho certeza absoluta que a gente vai conseguir ser ainda mais atrativo para o turista internacional”. O secretário ainda comentou que no Rio de Janeiro, a política vai passar a funcionar com sistema de cashback, onde será realizada a restituição do imposto no aeroporto no momento de saída do país. Além disso, Tutuca disse que espera que a política esteja funcionando até meados de 2024, a depender da aprovação orçamentária na Assembléia Legislativa ainda esse ano. 

A Fecomério realizou uma pesquisa científica com turistas internacionais no momento em que estavam para embarcar para o retorno para suas respectivas cidades e constatou-se que a nova política pode trazer benefícios. Verificou-se que turistas estrangeiros possuíam um gasto médio de $540,00, podendo chegar a $665,00 com a isenção dos impostos, pois o dinheiro pode ser gasto de outra forma. 

LEIA TAMBÉM: Viva a cultura, viva o turismo e viva o Brasil!

Outros estados que também aderiram ao convênio foram: Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Norte. Todos possuem voos internacionais diretos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.