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Empresas investem em iniciativas sustentáveis no turismo

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Avião da Gol voando no céu azul, com nuvens abaixo.
(Foto: Divulgação GOL)

O tema já vem sendo discutido há alguns anos, mas agora já podemos ver iniciativas que realmente levam a temática da sustentabilidade à prática. Neste sentido, já podemos ver empresas e setor público investindo em iniciativas sustentáveis no turismo. Vale lembrar, que o turismo sustentável deve atender simultaneamente às necessidades dos turistas e das comunidades, pois só assim é possível conhecer um destino e utilizar serviços turísticos com responsabilidade.

Sustentabilidade como diz a própria palavra é algo que se sustenta. Ou seja, o saldo nunca dever ser negativo. Neste sentido, a sustentabilidade se apoia em 3 pilares: ambiental (o que mais conhecemos), o econômico e o social. De maneira bem objetiva, cada um deve “se pagar”. Por isso, se você vai fazer uma trilha e deixa seu lixo por lá, você se beneficiou do passeio e da natureza à sua volta. Mas deixou ali algo que não faz parte do cenário natural, e pior, que pode ajudar a degradar aquele ambiente que estava natural, antes da sua passagem por lá.

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Esse é o exemplo mais simples, mas as questões sustentáveis no turismo crescem exponencialmente. Quanto mais praticamos turismo, mais precisamos pensar na sustentabilidade. Só assim ele será uma economia crescente e voltado para o desenvolvimento, com o mínimo de impacto. O que acontece, é que muitas vezes até queremos ser mais sustentáveis, mas não sabemos como. Por isso, iniciativas que permitem viajar de maneira mais responsável são cada vez mais bem recebidas por aqueles que viajam.

#MeuVooCompensa ajuda passageiros a neutralizarem a emissão de CO2

É o caso da Gol Linhas Aéreas, que criou o projeto #MeuVooCompensa. Afinal, é fato que um gigante voando pelos ares, carregando pessoas e bagagens e queimando combustível tem um impacto grande no meio ambiente. Mas, a fim de mitigar esses impactos, e considerando a necessidade humana de deslocamento, a empresa vem investindo há 12 anos em iniciativas sustentáveis. Assim como você pode adquirir uma bagagem que precisa ser despachada ou um assento GOL+Conforto durante a aquisição do seu bilhete aéreo, a compensação voluntária de carbono dos trechos a serem voados aparece como mais uma opção, caso você deseje aderir à campanha #MeuVooCompensa. Dessa forma, a Gol, em parceria com a climatech Moss criou essa iniciativa de forma pioneira na América Latina.

Em 1 ano e 10 meses do lançamento do projeto #MeuVooCompensa (junho de 2021 a abril de 2023) foram neutralizadas 14,1 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos clientes, nas rotas carbono neutro da GOL (Fernando de Noronha e Bonito) e em ações pontuais de compensação. Esse montante equivale a 2.027.860 árvores preservadas por um ano, ou 3.526 hectares de florestas conservadas/ano.

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Acessível optar pela compensação

É bastante acessível optar pela compensação de carbono nos voos GOL. Se o passageiro, por exemplo, for percorrer apenas a rota São Paulo/Congonhas (CGH)-Rio de Janeiro/Santos Dumont (SDU), a opção dada a ele será a da compensação desse único trecho, hoje a R$ 2,77, para neutralizar a emissão de 0,03 t de CO2. Já para compensar uma viagem de ida e volta de Porto Alegre (POA) para Salvador (SSA), o valor total é R$ 35,03 pela emissão e neutralização de 0,43 t de CO2. Neste caso, o Cliente pode escolher voar com os dois trechos já neutralizados, ou apenas um – há nessa etapa da compra a possibilidade de desabilitar um ou outro, caso queira. Sejam quais forem os voos compensados, os Clientes receberão da GOL+Moss o certificado nominal de neutralização.

Certificado de compensação de CO2 que o cliente que adere ao programa recebe

“As atividades do dia a dia de toda a sociedade invariavelmente impactam o meio ambiente. Não seria diferente com a aviação comercial, um setor essencial que é grande consumidor de combustível. Essa nova etapa da campanha #MeuVooCompensa, em que a compensação de carbono é feita diretamente junto à compra da passagem pelos Clientes, é como um atalho para que as pessoas consigam se envolver de forma ainda mais fácil, rápida e econômica com a preservação da natureza e da vida”, afirma Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL.

Rotas brasileiras 100% carbono neutro

No mês de setembro de 2021, a GOL criou a primeira rota 100% carbono neutro do Brasil, Recife-Fernando de Noronha-Recife. Em dezembro do mesmo ano, foi a vez de instituir a inédita Congonhas-Bonito-Congonhas como a segunda rota brasileira 100% carbono neutro, que já nasceu sustentável. Em ambas as rotas carbono neutro, a Companhia e a Moss assumem a compensação total de carbono dos voos, sem nenhum custo adicional a quem escolhe a GOL para voar.

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Aliás, Bonito no Mato Grosso do Sul é o primeiro destino de Ecoturismo do mundo com certificação Carbono Neutro pela organização Green Initiatives, reconhecida pela ONU. O pouso do primeiro voo entre Congonhas e Bonito, operado pela Gol, foi o marco desse processo. Em 2022 as ações foram intensificadas, com o recebimento das diretrizes e mandamentos para alcançar a certificação e contratação da Green Initiatives, uma das 30 empresas certificadoras reconhecidas pela ONU, para levantar um diagnóstico de toda a emissão de gás carbônico do município.

Gruta do Lago Azul, em Bonito/ MS (Foto: Divulgação MS/ André Patroni)

Como escolher uma viagem sustentável

Visitar destinos e comprar de empresas que investem em iniciativas sustentáveis são uma excelente forma de viajar com conforto, mas sem abrir mão da responsabilidade. A Booking.com também criou o seu programa: “Viagens Sustentáveis, onde acomodações que investem em iniciativas sustentáveis são sinalizadas com o ícone do programa. Para receber o ícone, a propriedade precisa adotar algumas práticas, que são avaliadas de acordo com um modelo de critérios verificado por especialistas independentes em sustentabilidade.

Portanto, quanto mais práticas o empreendimento implementar e exibir na plataforma, maiores as chances de ser reconhecida com o ícone. O turista pode verificar inclusive, o quão sustentável é aquele empreendimento durante a escolha, pois ele fica identificado como “Viagem Sustentável”. Segundo pesquisa, 73% dos clientes da empresa têm mais chances de reservar uma propriedade que adota práticas sustentáveis. O que as grandes empresas têm feito, é levar ao turista comum ou ao pequeno empreendedor a chance de praticar sustentabilidade no dia a dia. O planeta agradece e nós viajantes, também.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.