Festivais gastronômicos na Bahia - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Festivais gastronômicos na Bahia

Conheça os festivais gastronômicos que agitam a Bahia com uma culinária cheia de personalidade

Publicado

em

Foto: Komunic Comunicação Integrada

Para quem está viajando pela Bahia ou está com o destino nos planos, possui mais um bom motivo para manter-se no caminho. O estado já é conhecido por uma gastronomia com bastante personalidade e considerada uma das melhores cozinhas brasileiras. Dessa maneira, não dá para perder os festivais gastronômicos que estão acontecendo ou que estão por vir.

Contudo, cada um dos festivais gastronômicos traz uma proposta única, envolvendo desde a valorização da culinária de raiz até uma celebração multissensorial. Através desses festivais, a Bahia reafirma sua posição como um verdadeiro paraíso gastronômico, onde a comida é um convite para explorar a cultura, os sabores e as tradições que encantam os visitantes.

Além de pratos deliciosos, os visitantes poderão desfrutar de uma programação cultural diversificada.

1º Festival Temperos de Cabrália

O festival gastronômico em Santa Cruz de Cabrália vai até o dia 31 de julho e traz o tema “Culinária com Afeto”. O festival oferecerá degustação de pratos, uma Mostra Criativa de produtos locais, apresentações culturais e uma Cozinha Show com chefs convidados.

LEIA TAMBÉM: Rua dos Pinheiros: Uma volta ao mundo gastronômica em São Paulo

Santa Cruz de Cabrália fica bem pertinho de Porto Seguro. Então, quem já está nas proximidades ainda consegue aproveitar as delícias do festival e pode aproveitar para conhecer as belezas naturais da cidade bem como sua herança histórica. Lembrando que na cidade aconteceu a 1ª Missa do Brasil e possui a presença indígena Pataxó.

Festival Delícias de Jacobina

Conhecida também como “Cidade do Ouro” o festival gastronômico de Jacobina está em sua 2ª edição. O evento acontecerá entre os dias 12 e 27 de agosto com o tema “Culinária de Raiz”. O objetivo é destacar, nos pratos dos participantes, o uso do aipim e outras raízes cultivadas pela agricultura familiar regional.

Além da degustação dos pratos, haverá uma série de ações paralelas, como Cozinha Show, Cozinha Kids, Desafio Gastronômico bem como exibição de artistas locais.

Jacobina está localizada no interior e ao norte da Bahia e faz parte do Parque Estadual das Sete Passagens.

4º Festival Sabores de Eunápolis

O festival gastronômico de Eunápolis ocorrerá entre os dias 25 de agosto e 12 de setembro com o tema “Sabores da Terra”. Assim, o festival tem como objetivo principal valorizar os ingredientes regionais, nativos e produzidos localmente, promovendo a criatividade dos participantes e atendendo à crescente demanda por alimentos artesanais e sustentáveis.

O Festival trará diversas atividades para o público. Dntre elas, a abertura do evento com uma Cozinha Show com a apresentação dos pratos dos participantes e uma Vila Gastronômica com atrações culturais locais, degustação dos pratos do festival e venda de produtos típicos.

LEIA TAMBÉM: De torresmo mineiro a cachaça alagoana: o Sambiquira em Curitiba prova que bar bom é boteco brasileiro

A cidade está localizada no extremo sul da Bahia. Além do festival o visitante pode aproveitar e conhecer o Parque Ecológico do Gravata, o Borboletário Asas Mágicas o Beco do Beija Flor com trilhas ecológicas pela Mata Atlântica. Enfim, não falta o que fazer no destino.

17º Festival Gastronômico e Cultural de Prado

O já tradicional Festival Gastronômico e Cultural de Prado acontecerá entre os dias 6 e 22 de outubro. Este ano o evento chega com o tema “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”. Dessa forma, o festival busca estimular além do paladar, os outros quatro sentidos: tato, olfato, visão e audição. Os participantes serão encorajados a utilizar cores, aromas, texturas e sabores que despertem sensações sensoriais únicas.

A cidade de Prado está localizada ao sul da Bahia e possui 84km de litoral com belas praias.

Portanto, não importa para qual lugar na Bahia pretenda ir, de norte a sul o viajante encontrará boas opções de festivais gastronômicos para se “perder” na deliciosa cozinha baiana.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.