Conecte-se conosco

Notícias

Galeria Visit Brasil: ação promocional da Embratur leva pedacinho do Brasil à Roma

Ação de promoção inédita do Brasil no exterior desembarca na capital italiana e promete imersão na cultura, gastronomia e diversidade brasileira, nos dias 12 e 13 de outubro.

Publicado

em

Galeria Visit Brasil será instalada na sede da Embaixada do Brasil em Roma, o Palazzo Pamphilj (Foto: Las Mochileras de Tácon/ Flickr)

Nesta quinta-feira (12), com apoio do Sebrae e da Embaixada do Brasil na Itália, a Galeria Visit Brasil desembarca em Roma para apresentar aos italianos um pouco da cultura, gastronomia e da diversidade próprias do nosso país.

Esse é um projeto inédito, criado pela Embratur em 2023, com intuito de promover destinos brasileiros através de uma programação que reúne experiências multissensoriais e apresenta um Brasil sustentável e diverso para o turista internacional em galerias de arte nas principais capitais do mundo. 

A Galeria Visit Brasil será instalada no Palazzo Pamphilj, sede da Embaixada do Brasil na Itália. Construído no século XVII, entre 1644 e 1650, é considerado um dos mais belos palácios barrocos da Itália. A programação conta com forró, frevo, capoeira e gastronomia. Além disso, terão exposições inéditas para que turistas, trade turístico local, jornalistas e influenciadores possam conhecer melhor o Brasil através da arte.

LEIA TAMBÉM: Os impactos no turismo causados pelos conflitos em Israel

“Realizamos a primeira edição da galeria em Paris e foi um grande sucesso. Agora vamos a Roma com uma programação também recheada de novidades, com exposição inspirada na obra de Gilberto Gil, com gastronomia, música, dança, com novos parceiros que se juntam para que o visitante da galeria se inspire e saia encantado entendendo de forma mais vívida o novo Brasil que se apresenta para o mundo, sustentável e diverso”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O público poderá visitar a galeria nos dias 12 e 13 de outubro, das 13h às 17h (horário local).

Confira abaixo mais detalhes sobre as atrações da Galeria Visit Brasil.

Exposição Gilberto Gil

A mostra intitulada “Nós: Gilberto Gil ilustrado por Daniel Kondo”, que conta com 34 reproduções de desenhos de Kondo inspirados nas letras de canções de Gilberto Gil, estará estampada nas paredes da Galeria Visit Brasil. Os desenhos de Kondo unem poesia e imagem propondo um novo olhar sobre algumas canções clássicas da Música Popular Brasileira. Os visitantes poderão conhecer uma releitura contemporânea da obra de um dos principais ícones da cultura brasileira.

Tradição e artesanato

Um painel de crochê, feito à mão por mulheres do Instituto Proeza, estampa a Marca Brasil na fachada da embaixada e dá as boas-vindas aos visitantes. O Instituto Proeza é uma Organização Social (OSC) que atua no combate à pobreza e às desigualdades sociais. A obra de arte “Mural Brasil Spetacular”, feita por Bruna Moreira, estará exposta na parte interna. 

A Mostra Festas Brasileiras também marcará presença, composta por peças da Festa do Divino Espírito Santo, em Goiás, dos carnavais de rua de Alagoas, Pernambuco e Bahia, e do Bumba Meu Boi do estado do Maranhão. As peças fazem parte do acervo do Centro Sebrae de Artesanato Brasileiro (CRAB), uma vitrine que revela a importância cultural, social e econômica do artesanato, promovendo o aumento do seu valor de mercado e transformando essa arte em objeto de desejo com o reposicionamento estratégico de sua cadeia produtiva.

Cookings shows e música

Serão duas ações de gastronomia na Galeria Visit Brasil em Roma. O Chef Marcelo Cotrim apresentará a gastronomia regional do Pantanal, em uma ação em parceria com o Sebrae-MT, que busca promover o destino turístico brasileiro no exterior. Cotrim será responsável por preparar o prato de carne seca com mandioca. Já a Chef Ana Carla de Jesus Carvalho vai mostrar aos visitantes como se faz o famoso feijão tropeiro brasileiro. 

O evento terá, nos dois dias, degustação de caipirinha. Haverá também atrações culturais com capoeira e forró. O grupo brasileiro Chorobodó irá iniciar o segundo dia de programação com o som do frevo brasileiro.

Consumo sustentável

Um espaço da Galeria Visit Brasil é voltado para inspirar viajantes e consumidores a descobrirem a beleza do Brasil, ao mesmo tempo que estimula a adoção de práticas sustentáveis e a valorização das comunidades locais. Ele é assinado pelo Instituto E, organização que trabalha construindo pontes com diversos parceiros para promover um desenvolvimento humano cada vez mais sustentável. 

VEJA TAMBÉM: Uai Turismo entrevista Vanessa Toré, que garante: “Minas e Curaçao estão mais próximos”

Amazônia Viva

A Galeria Visit Brasil possibilitará aos visitantes o acesso ao vídeo Amazônia Viva, um convite para uma experiência imersiva, em 360°, pela região do Rio Tapajós, na Amazônia. A experiência é realizada com óculos de realidade virtual. A liderança indígena cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuáguia, leva o espectador pela viagem virtual no bioma Amazônico. Trata-se de uma produção da Inter-religiosas pelas Florestas Tropicais (IRI-BRASIL), com roteiro e direção do cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes.

Filme “Terruá Pará”

Durante a programação, terá exibição do filme “Terruá Pará”, da diretora Jorane Castro. O documentário, ambientado na Amazônia, é um retrato cultural do Pará, mostrando a música e os movimentos artísticos paraenses. A exibição é feita em parceria com a Jangada Festivals, associação sem fins lucrativos que promove festivais de cinema brasileiro no exterior. 

Confira a programação por dias e horários

12 de outubro

13h – Abertura com atração cultural de forró e degustação de caipirinhas (só para convidados)
13h30 – Degustação de gastronomia brasileira e apresentação de capoeira
14h30 – Cooking show com Chef Ana Carla de Jesus Carvalho – feijão tropeiro
14h30 – Exibição do filme “Terruá Pará”
16h – Atração cultural de forró com degustação de gastronomia e caipirinhas brasileiras


13 de outubro

13h – Atração cultural de frevo com banda Chorobodó
13h30 – Cooking show com Chef Marcelo Cotrin – Pantanal (MT)
14h30 – Talk Pantanal Sustentável – Sebrae-MT
16h – Atração cultural de forró com degustação de gastronomia e caipirinhas brasileiras 


Saiba mais sobre a Galeria Visit Brasil

A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante que começou em Paris, na França, na semana passada e agora chega a Roma, na Itália. Depois, segue para Londres, na Inglaterra, nos dias 4 e 5 de novembro. Nos Estados Unidos, haverá Galerias em Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro; Los Angeles, de 2 a 4 de novembro; e Miami, entre os dias 9 a 11 de novembro.

VEJA TAMBÉM: Turismo e gastronomia em Belo Horizonte: Presidente da Belotur garante que a capital é a síntese da gastronomia mineira

Promover o turismo brasileiro no exterior por meio de um inovador projeto de galeria de arte, que reúne experiências multissensoriais e apresenta um Brasil sustentável e diverso para o turista internacional, é o principal objetivo do projeto. O espaço-conceito irá proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva, descobrindo o Brasil por meio das perspectivas da arte, da moda, da cosmética, do estilo de vida, das suas raízes e belezas naturais exuberantes, dos vibrantes ritmos da música e dos sabores autênticos da gastronomia brasileira.

Fonte: Embratur

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.