Gastronomia Mineira é aclamada na 50ª ABAV EXPO - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Gastronomia Mineira é aclamada na 50ª ABAV EXPO

Além de ser o destaque do estande de Minas Gerais, a gastronomia mineira foi premiada durante a feira. 

Publicado

em

Gastronomia Mineira é premiada na ABAV EXPO 2023.
Gastronomia Mineira é premiada na ABAV EXPO 2023. (Foto: Acervo Uai Turismo)

Que Minas Gerais é um estado que tem a gastronomia como um dos seus principais pilares já é de conhecimento popular. Mas, se não era, depois da sua participação na 50ª ABAV EXPO, passou a ser. A cozinha mineira valoriza um bom tempero, seja de modo tradicional ou contemporâneo, e foi esse o grande destaque do estande de Minas Gerais. O local contou com uma área dedicada a cooking shows e outras experiências gastronômicas, como a distribuição de cafés, queijos, vinhos, cachaças, doce de leite e outros alimentos selecionados pensados em levar o melhor do “mineirês” para quem passasse por lá. 

A participação de Minas Gerais na ABAV EXPO 2023 está inserida no Mais Turistas. O programa da Secult – MG tem como meta incentivar e fortalecer a atividade turística de forma sustentável e, para isso, busca promover o destino Minas Gerais aos principais agentes de viagens do país e do exterior.

LEIA TAMBÉM: ABAV EXPO: 1º dia de evento apresenta números impressionantes do turismo

Estande Minas

O design do estande foi pensado para facilitar o acesso para o público da feira, por isso, foi escolhido o formato em ilha, garantindo mais visibilidade para Minas e seus atrativos turísticos. Há ainda um pórtico com a bandeira mineira no topo, com um tapete de LED logo abaixo, que apresenta alguns dos atrativos do estado dando boas-vindas a quem adentra o local. O espaço possui sala reservada para reuniões e balcões de atendimento, ocupados pelos representantes dos receptivos do Minas Recebe, hotelaria e diversos destinos mineiros.

Além disso, o estande conta com duas salas instragramáveis. Uma delas, chamada A Liberdade Mora Em Minas, possui um balanço e asas de anjo e, ao fundo, a reprodução do teto da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto, pintada pelo Mestre Ataíde. O outro espaço é o Quem ama Minas Gerais, dá 5 estrelas. Ele conta com um painel mostrando os principais atrativos mineiros: a experiência gastronômica, os patrimônios históricos, a natureza, a arte moderna e contemporânea. 

Estande de Minas Gerais na 50ª ABAV EXPO.
Estande de Minas Gerais na 50ª ABAV EXPO. (Foto: Leo Bicalho)

Prêmio Excelência Turística

Além de ser destaque no estande de Minas Gerais, a gastronomia mineira foi premiada no Prêmio Excelência Turística da The Data Appeal Company. Combinando mecanismos exclusivos de Inteligência Artificial com um Data Lake Global, a solução Data Appeal permite avaliar o cenário do mercado e entender em profundidade o sentimento dos turistas, inclusive em relação a estabelecimentos e atrações específicas de um destino turístico. 

VEJA TAMBÉM: Milena Pedrosa e Mauro Tramonte: “poderes executivo e legislativo precisam caminhar juntos pelo turismo!”

O Prêmio Excelência Turística Destino Digital foi criado na Itália e já está na sua oitava edição, porém, no Brasil é apenas seu segundo ano. Para chegar aos resultados atuais, foram analisados mais de 155 milhões de feedbacks, de 2.7 milhões de pontos de interesse (meios de hospedagem, restaurantes, atrativos, entre outros) em 129 canais. A entrega ocorreu durante a palestra de Mirko Lalli, CEO e fundador da The Data Appeal Company, reconhecido como um dos 10 especialistas pela Comunidade Europeia para o Projeto Smart, que destaca os estados brasileiros com melhor reputação digital no mercado do turismo.

Minas Gerais foi reconhecido como o melhor posicionado no ranking dos mecanismos de buscas quando o assunto é “gastronomia”. Mas esse não foi o único pódio que o destino subiu, ficando em 2º lugar em “inclusividade”, que reconhece os destinos que alcançaram o nível mais alto de sentimento na categoria, voltado para o público LGBTQIA+.

Além de ser o destaque do estande de Minas Gerais, a gastronomia mineira foi premiada durante a feira. 
Prêmio Excelência Turística (Foto: Acervo Uai Turismo)

Também foram premiados os destinos: 

  •  Distrito Federal, na categoria Sentimento Geral;
  • Bahia, na categoria Hospitalidade;
  • São Paulo, na categoria Inclusividade;
  • Rio de Janeiro, na categoria Sentimento do Turista Estrangeiro.

LEIA TAMBÉM: Caso 123 Milhas: Não haverá mudança com a suspensão da recuperação judicial da empresa

Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, afirmou: “Colocar Minas Gerais como um destino que tem a melhor gastronomia lança uma luz, obviamente, para que nós possamos, agora, de forma ainda mais apropriada, estender o olhar para a promoção da nossa cozinha e também para capacitação. Seja a cozinha mineira clássica, seja a cozinha mineira contemporânea, a nova cozinha. Então, prêmios simbolizam isso e mostram o caminho.” 

O secretário destacou ainda sobre a colocação de Minas Gerais na categoria Inclusividade: “E outro que nós ficamos também nos primeiros lugares do país foi ‘Inclusividade’, ou seja, um lugar em que a população LGBTQIA+ é bem recebida pelas pessoas, é querida. Isso é muito importante para o mercado e que cresce muito mundo afora. (…) Então, gastronomia e inclusividade é Minas Gerais, olha que lindo.”. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.