Notícias
GOL Linhas Aéreas lança avião temático para celebrar iniciativas sustentáveis
Sob a hashtag #meuvoocompensa a GOL apresentou suas iniciativas de compensação de carbono e reciclagem de materiais que sobram dos voos.
SUSTENTABILIDADE – Ontem, dia 18 de setembro a GOL Linhas Aéreas lançou mais um avião temático. Dessa vez, a iniciativa celebra as iniciativas sustentáveis da empresa. Utilizando a hashtag #meuvoocompensa a GOL tem o objetivo de materializar suas iniciativas de cunho ambiental e lançar novas frentes ligadas à sustentabilidade.
A campanha #MeuVooCompensa existe há mais tempo: nasceu em junho de 2021, de uma parceria entre a GOL e a Climatech Moss. Disponibilizando de forma pioneira na América Latina, aos clientes, a possibilidade de eles compensarem voluntariamente a sua pegada de carbono individual deixada por cada viagem. A GOL acredita que tem uma responsabilidade também educacional com a sociedade, por se tratar de um tema ainda muito novo. Por isso segue firme no propósito de evoluir cada vez mais nesse projeto.
Em 2 anos e 2 meses do lançamento do projeto #MeuVooCompensa (junho de 2021 a agosto de 2023) foram compensadas 15,4 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos clientes, nas rotas carbono neutro da GOL (Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito) e em ações pontuais de compensação. Esse montante equivale a 3.856 hectares de floresta nativa conservados por um ano, ou a 2.217.562 árvores preservadas por um ano, ou ainda à manutenção de 4.674 campos de futebol FIFA de natureza nativa.
LEIA TAMBÉM: Empresas investem em iniciativas sustentáveis no turismo
O avião #meuvoocompensa
O avião temático #MeuVooCompensa, de prefixo PR-XMR, foi pintada manualmente pela equipe do Aerotech, o centro de manutenção de aviões da GOL, localizado no aeroporto de Belo Horizonte/Confins (CNF), com base em conceito desenvolvido pelo Marketing da Companhia. Uma arte que demandou 9 dias para a pintura externa e para a adesivagem das bandejas e dos bins, na cabine. No total, 44 colaboradores das áreas de Pintura, Engenharia de Estruturas e Oficina de Comunicação Visual se envolveram no trabalho.
Mais sustentável, leve e duradoura do que uma adesivagem, a pintura externa empresta longevidade ao MAX verde. Tem permanência média 10 anos, permitindo que nesse período ele se desloque por entre a grande maioria das bases nacionais e internacionais da GOL, uma vez que possui configuração compatível com voos para o exterior.
Mais que um avião temático: reciclagem e biocombustível marcam as iniciativas sustentáveis
A aeronave verde da GOL vem imbuída de novidades. Com seu lançamento, a Companhia anuncia a parceria com a eureciclo, por meio da qual irá compensar 200% dos resíduos recicláveis descartados a bordo. Ou seja, para cada embalagem plástica, de papel, vidro ou alumínio descartada a bordo, a Companhia compensará com a reciclagem de outras 2 (duas) embalagens. Esse percentual é muito acima dos 22% de reciclagem exigidos pela legislação brasileira.
LEIA TAMBÉM: O “caminho sem volta” da ESG na Hotelaria
Há 10 anos a empresa voou pela primeira vez utilizando biocombustível, o chamado SAF. De acordo com André Cruz, Vice Presidente de Operações da GOL: “o grande desafio do SAF é criar escala e viabilidade econômica para o uso. Por isso a regulamentação das políticas públicas são tão importantes. É um processo, mas trabalhamos no sentido de viabilizar no futuro que nossas aeronaves voem de maneira mais sustentável”. Muitas das aeronaves da GOL fabricadas pela americana Boeing, já tem tecnologia disponível para o uso do biocombustível.
Para Felipe Sobrinho, que é Gerente de ESG da empresa: “a pauta ESG na GOL vai além das questões ambientais e também temos trabalhado os temas de sustentabilidade ligados à sociedade e à governança. Para isso, a temática da diversidade também é tratada na empresa e ainda temos muito a discutir e oferecer”.
Série A do Brasileirão também voa compensando CO2
Com o objetivo de minimizar o impacto das emissões de GEEs (Gases de Efeito Estufa) durante o deslocamento aéreo de equipes da Série A do Brasileirão, a CBF, a GOL e o hub soluções de turismo Grupo Águia, contando com o suporte técnico da climatech Moss, firmaram parceria inédita para oferecer uma solução de compensação de CO2, que assim como a compensação voluntária individual, beneficia projetos de conservação da Floresta Amazônica.
LEIA TAMBÉM: A criatividade à serviço do turismo
Desde o início do torneio, em abril, clubes que realizam suas viagens exclusivamente pelo Grupo Águia com deslocamentos aéreos feitos pela GOL já estão compensando as emissões do dióxido de carbono (CO2). Até 3 de dezembro, data da última rodada do Brasileirão, serão percorridos mais de 683 mil km, o que projeta uma compensação de 4 mil toneladas de CO2 emitidas nas rotas de ida e volta do campeonato. Juntos, Grupo Águia e GOL reforçam sua atuação no controle das emissões de carbono.
Confira um pouco do lançamento da aeronave #MeuVooCompensa:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.