OCANTO: Turismo Regenerativo ganha nova marca no Brasil - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

OCANTO: Turismo Regenerativo ganha nova marca no Brasil

Com operações no Cerrado, em Trancoso e Paraty, o grupo conecta viajantes às raízes do país, oferecendo autenticidade.

Publicado

em

Parque Nacional Grande Sertão Veredas - Experiência Trijunção (Foto: Albori Ribeiro)
Parque Nacional Grande Sertão Veredas - Experiência Trijunção (Foto: Albori Ribeiro)

Com propósito de conectar o viajante genuinamente com cada região em que está presente, nasce uma nova marca de hospitalidade brasileira: OCANTO, a partir da união das pousadas Tutabel, em Trancoso, Trijunção, na divisa entre Goiás, Minas e Bahia, e Pousada Literária, em Paraty. A marca busca fortalecer o turismo regenerativo no país por meio da valorização e cuidado dos biomas e territórios brasileiros, bem como suas comunidades. Este tipo de turismo busca não só preservar, mas recuperar o meio ambiente, proteger e melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

O Grupo apresenta seu diferencial se propondo a criar experiências de conexão únicas e genuínas com a comunidade local, os biomas, fauna, flora, gastronomia e cultura de cada localidade onde está presente. O objetivo é ultrapassar as fronteiras das pousadas, com vivências multissensoriais e imersivas.

LEIA TAMBÉM: Panamá: Exemplo de turismo regenerativo

Para isso, é fundamental a criação de projetos ambientais locais, geração de emprego de qualidade e educação. Como exemplo, a Fazenda Bananal (Paraty), Parque Ecológico parte do Grupo, realiza um programa de educação socioambiental para alunos da rede pública, em parceria com a Prefeitura da Cidade, recebendo mais de 3 mil alunos por ano.

Localizada na junção entre três estados brasileiros – Minas Gerais, Bahia e Goiás – a pousada Trijunção possui mais de 33 mil hectares de remanescentes de Cerrado, cercados de vida silvestre e vegetação nativa, onde 90% desta área está destinada a conservação, e 10% produção agrosilvopastoril sustentável. Em projetos conservacionistas, desenvolvendo pesquisas em parceria com entidades como Embrapa e Onçafari, a Trijunção permite que espécies de animais que sofrem o risco de extinção, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará, continuem a viver livres, protegidos e se reproduzindo.

Enquanto a Tutabel faz parte da aliança Futuri, criada pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), que promove práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) no setor de turismo. A Futuri busca a integração entre o trade turístico e a comunidade, promovendo a troca de experiências, a distribuição de renda, a regeneração do meio ambiente e a melhoria na qualidade de vida dos moradores, tudo isso com o apoio de diversos setores, incluindo empresas e governos locais.

LEIA TAMBÉM: Turismo sustentável: expedição em terras indígenas

Uma vez que o viajante se hospeda em um destino do Grupo, ele passa a fazer parte de um ecossistema integrado, que visa oferecer experiências cada vez mais personalizadas, benefícios e produtos exclusivos. 

“O nome OCANTO é inspirado pelo CANTAR dos pássaros, o CANTO da natureza e os CANTOS do Brasil. Somos um negócio social. Queremos ajudar na preservação e no desenvolvimento sustentável do país. Nossa missão é espalhar nosso CANTO pelos seis Biomas brasileiros e pelos quatro CANTOS do mundo”, finaliza Pedro Treacher.

Para mais informações sobre o Grupo OCANTO acesse ocantodobrasil.com.br  ou entra através do Instagram @ocanto.br.

Conheça as pousadas

Pousada Literária de Paraty (RJ)

Pousada Literária
(Foto: Ana Andrade)
Pousada Literária (Foto: Ana Andrade)

Localizada na cidade histórica de Paraty, oferece aos hóspedes uma experiência imersiva na rica história e cultura local. Inaugurada em 2013, a pousada possui uma atmosfera silenciosa e relaxante com 27 suítes e villas distribuídas em um conjunto de casarões coloniais ao redor de um jardim central, o bem-estar do Spa Poesia L’Occitane, e acesso exclusivo ao Restaurante Quintal das Letras. Tudo isso em meio a paisagens de tirar o fôlego, cercada por áreas de conservação ambiental, no coração da Mata Atlântica.

Mais informações no site pousadaliteraria.com.br ou pelo Instagram @pousadaliteraria

Fazenda Bananal (RJ)

Fazenda Bananal, original do século XVII, é uma vivência de imersão genuína na Mata Atlântica. Restaurada após minuciosa pesquisa histórica e arquitetônica, a fazenda renasce com o intuito de informar e formar os explorados do futuro. Oferece um dia de imersão com experiências lúdicas e educativas na floresta, trilhas, oficinas, exposições de arte e uma programação especial integrado aos principais eventos da cidade, além de um restaurante.

Mais informações através do site fazendabananal.com.br ou pelo Instagram @fazendabananal

Pousada Tutabel em Trancoso (BA)

Bar da Praia - Pousada Tutabel (Foto: Albori Ribeiro)
Bar da Praia – Pousada Tutabel (Foto: Albori Ribeiro)

Localizada na praia mais preservada de Trancoso, a Itapororoca, esta pousada proporciona uma fuga luxuosa em meio à natureza deslumbrante. Inaugurada em 2015, possui o conforto de 18 suítes, com piscina, academia, sauna, experiências na praia e na floresta, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. A poucos minutos da pousada, os visitantes vivenciam não apenas uma imersão na floresta, mas também no tempo e na história, ao experimentar navegar de caiaque no ‘primeiro rio mapeado do país’, o Rio do Brasil.

Mais informações pelo site tutabel.com.br  ou pelo Instagram @pousadatutabel

Pousada Trijunção (BA, GO, MG)

Pousada Trijunção (Foto: Albori Ribeiro)
Pousada Trijunção (Foto: Albori Ribeiro)

A Pousada Trijunção está localizada no coração do Cerrado, na divisa entre os estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Inaugurada em 2018, dispõe de apenas sete exclusivas suítes confortáveis e silenciosas. A Pousada conecta seus hóspedes ao Cerrado de forma única: com atividades que vão do nascer do sol ao período noturno, promovendo um encontro real com o bioma, valorizando a história e a riqueza natural de seu entorno, com experiências que aproximam os visitantes da fauna, flora e toda a vida selvagem. O roteiro de experiências é personalizado de acordo com o perfil de cada hóspede, e pode incluir a observação de animais – avistamento do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), do jacaré-anão (Paleosuchus palpebrosus) e de tantas outras espécies do bioma – trilhas botânicas e imersivas, caiaque na Lagoa das Araras e passeio de fatbike.

Mais informações pelo site pousadatrijuncao.com.br ou pelo Instagram @pousadatrijuncao

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.