Painel de dados da Embratur pode colocar turismo na pauta da economia - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Painel de dados da Embratur pode colocar turismo na pauta da economia

Conheça a nova ferramenta apoio à gestão do turismo para tomada de decisões de governos e empresários do setor

Publicado

em

Foto: Freepik

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo: “o desafio do turismo é a disputa por uma mudança de mentalidade política sobre o modelo de desenvolvimento para o Brasil e sua economia, geração de emprego e renda e sustentabilidade”. Por isso o investimento no setor do turismo deve ir além da percepção de lazer da atividade, mas sim entender que é um fenômeno social que bem planejado e gerido pode entrar na pauta da economia gerando desenvolvimento para o país.

Os desafios são muitos, mas a potencialidade do setor é real. Entretanto, para que o turismo realmente entre na pauta da economia e do desenvolvimento é necessário que os governos, os empresários e os formadores de opinião entendam o comportamento deste importante setor da economia. Percebendo este desafio, a Embratur que cada vez assume mais um perfil técnico, lançou na última semana o Painel de Dados do Turismo.

Para que e para quem é o Painel de Dados do Turismo

Liderado pela especialista doutora Mariana Aldrigui, que é uma referência no setor quando o assunto é pesquisa e leitura estratégica do turismo, a nova plataforma promete responder perguntas que há muito tempo aguardavam por respostas mais exatas. Essas respostas serão capazes de apoiar na tomada de decisões de gestores públicos e privados, mas ela deixa claro: “mais importante do que ter os dados e informações, é entende-los e contextualiza-los para uma leitura mais global e assertiva”. Neste sentido, a Embratur abre um canal direto com os usuários desse novo painel de dados do turismo, a fim de apoiar nas leituras e percepções deste complexo setor.

LEIA TAMBÉM: Calendário de oportunidades para o turismo em 2024

Até o final de 2023 ainda devem ser integrados novos conteúdos, mas atualmente já estão disponíveis 3 dashboards que já falam bastante sobre o comportamento do setor. São eles: malha aérea internacional, painel de chegadas e painel de receitas. O Painel de Dados da Embratur é também um grande painel de tendências, ou seja, os bons “leitores” poderão enxergar oportunidades e perceber ameaças, e dessa forma tomarem decisões e criarem projetos e iniciativas que podem transformar realidades a partir do turismo.

Segundo Aldrigui, todos os países que investem no turismo estão fazendo grandes investimentos em aquisição de dados e inteligência, e a Embratur não tem ficado para trás. Espera-se que o Ministério do Turismo consiga alcançar o mesmo ritmo da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, mas até agora temos visto a pauta política se sobressaindo à atuação técnica. Ainda que seja perceptível uma integração entre Embratur e Ministério do Turismo, não se viu ainda uma diretriz de política pública para o setor. Pelas falas do Ministro Celso Sabino, os investimentos do Ministério do Turismo estão orientados para aumentar o número de rotas, a conectividade com o exterior, as políticas de promoção e a qualificação profissional. Estes investimentos são muito importantes, mas sem uma diretriz estratégica, fica difícil vislumbrar um desenvolvimento mais consistente para o turismo.

LEIA TAMBÉM: Produção cultural, fomento x inércia

Acompanhe as tendências do turismo e economia do setor

O Portal Uai Turismo, em suas publicações, irá apresentar algumas leituras do Painel de Dados que cruza dados com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Polícia Federal e Banco Central do Brasil, afim de que seja possível entender o turismo como grande setor de oportunidades e gerador de emprego e renda para o país, além das abordagens de lazer. E, claro, será possível também perceber os destinos que serão tendência nos próximos meses e anos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.