Segurança
Qual a importância da segurança na escolha da hospedagem?
Saiba o que deve ser observado no momento da escolha da hospedagem para que sua viagem seja tudo o que você espera.
A hospedagem é um dos pontos cruciais da viagem, torna-se um momento agradável, quando o local é escolhido de maneira criteriosa. O viajante, ao se hospedar, espera além do conforto e dos serviços, que o local tenha estrutura adequada e boas estratégias, no que diz respeito à segurança.
Há uma gama infinita de hospedagens disponíveis no mercado, como hotéis, pousadas, albergues, resorts, entre outros. A hospedagem será escolhida pelos critérios adotados no planejamento da viagem, de acordo com as necessidades e orçamento. Ainda, deve ser observado na escolha da hospedagem, o perfil do viajante.
Inúmeros outros aspectos devem ser considerados. Por exemplo, se a viagem for em grupo ou família, possivelmente um resort pode ser a melhor opção. Já se a viagem for solo e com orçamento reduzido, um albergue pode ser mais atrativo. Mas, tenha em mente nunca desprezar a segurança, pois o barato pode ter um custo bastante alto.
Fatores a serem considerados na escolha da hospedagem
A escolha da hospedagem é fator primordial. Enquanto na fase de planejamento da viagem, serão considerados critérios como localização, preço, comodidades, segurança, limpeza, entre outros. É imprescindível fazer uma avaliação criteriosa do que o viajante precisa e quais suas expectativas, em relação àquele ambiente.
LEIA TAMBÉM: Viagem com crianças: Quais cuidados de segurança devem ser observados?
Uma pesquisa prévia, sob a reputação das hospedagens desejadas, pode trazer maior confiança na decisão. Antes de reservar uma hospedagem, é importante verificar as avaliações e recomendações de outros viajantes. Sites especializados são ótimas referências. As impressões e avaliações de outras pessoas que tiveram uma experiência vivencial contribuem para formar conceitos. Lembre-se de observar todas as avaliações, nos aspectos positivos e negativos. Considere a proporção entre a nota obtida pelo estabelecimento e o número de pessoas que comentaram. Quanto maior o universo de comentários, possivelmente mais fidedigna será a nota.
Além das observações rotineiras do turista, sempre verifique informações a respeito da segurança do ambiente da hospedagem.
Como potencializar a segurança disponível nas hospedagens
Além dos momentos agradáveis e prazerosos durante as hospedagens, alguns comportamentos podem e devem ser realizados pelo turista.
Em alguma de suas viagens você foi orientado ou perguntou a respeito dos procedimentos em casos de emergência? Por vezes, esses questionamentos são desprezados. No entanto, tais procedimentos e ações podem garantir a segurança durante situações inesperadas nas hospedagens.
Pensando numa questão bastante simplória, mas de vital importância. Ao se hospedar você costuma observar as condições de iluminação nas áreas internas ou externas, placas indicativas e identificação das saídas de emergência? Pense nisso, pois podem comprometer a segurança e a vida de hóspedes e funcionários. A ocorrência de incêndios, de fenômenos da natureza, de vazamentos de produtos, de explosões, diversas são as possibilidades.
Mas, resta saber o mais importante, minimamente na condição de hóspede, você está preparado para adotar providências elementares para sua segurança?
Instruções claras devem estar disponíveis para o hóspede em casos de emergência. Os ambientes devem estar devidamente acessíveis, sinalizados, dotados de luzes de direcionamento, sinais e linguagem compatíveis às pessoas portadoras de limitações físicas, tais como visuais, auditivas e de locomoção.
LEIA TAMBÉM: Precisa dirigir em outro país? Saiba como proceder
Sem criar neuras, sempre entenda as condições ambientais das hospedagens e certifique-se de se colocar em condição a uma questão que fuja à normalidade. Na dúvida, busque informações com funcionários devidamente preparados para tais esclarecimentos.
Cuidados nas áreas comuns
Além de boas práticas de educação e gentileza por parte dos hóspedes, na utilização das áreas comuns, o hóspede deve adotar comportamentos próprios, de acordo com cada ambiente.
Essa segurança comportamental determina que sejam evitados locais menos movimentados, desprovidos de boa acessibilidade e não disponham de luminosidade adequada em determinados momentos. Essas simples ações podem evitar a ocorrência de quedas, extravios, furtos ou mesmo questões de cunho sexual.
As hospedagens devem garantir a segurança nas áreas comuns e privativas, independente das condições físicas ou da extensão do ambiente. Medidas protetivas devem ser verificadas, pois são direito do hóspede.
Barreiras que impeçam o acesso de pessoas estranhas ao ambiente, dispositivos de identificação dos hóspedes e funcionários, são necessários para uma hospedagem segura.
Mesmo nos ambientes mais seguros e estruturados mantenha-se sempre atento às condições do local de hospedagem. Sempre esteja atento e adote comportamentos considerados seguros.
O comportamento enquanto hóspede
Ao se hospedar certifique-se de informações essenciais, além das convencionais ligadas ao turismo. Conheça os planos emergenciais e contingenciais da hospedagem que estiver utilizando, saídas de emergência e rotas seguras. Segurança nunca é demais!
Ainda, não deixe seus pertences de maior valor expostos, ou mesmo sem os devidos cuidados. Quando houver cofre no quarto utilize, objetivando resguardar seus bens.
É importante adotar comportamentos de gentileza, cortesia e boa educação. Cumprimente e agradeça aos prestadores de serviços. Certamente tornará sua experiência muito mais agradável. Mesmo havendo pessoas que são pagas para realizar as funções de manutenção dos ambientes, procure usar de empatia e urbanidade na utilização das instalações.
LEIA TAMBÉM: Locação por temporada: esteja seguro, entenda questões básicas
Evite exageros ou comportamentos que chamem muita atenção, como ações menos apropriados nas áreas de uso comum, barulhos que possam constranger ou incomodar os demais hóspedes.
Procure sempre utilizar trajes adequados ao local em que estiver utilizando, tais comportamentos contribuirão para uma hospedagem com melhor qualidade.
Aproveite imensamente as suas hospedagens, curtindo todas as condições estruturais apresentadas.
Por fim, conheça seus direitos e obrigações. Semanalmente, continuaremos trazendo novas situações. No mais, se planeje para fazer suas viagens com mais segurança, desfrutando de grandes experiências. Caso queira compartilhar suas vivências, de forma que a coluna possa contribuir para a segurança dos demais turistas, envie sua sugestão no nosso Instagram @portaluaiturismo.
.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.