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Gestão de Projetos: o papel da liderança na formação de equipes de alta performance

Mais um post desta série incrível, que promete enriquecer seu conhecimento em gestão de projetos, especialmente quando aplicado ao setor do turismo.

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Projetos são executados por pessoas e para pessoas (Foto: Freepik)

Todo conteúdo é fundamentado no Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, conhecido como PMBOK e que, em sua 7ª edição, continua sendo uma referência internacional amplamente reconhecida no campo do gerenciamento de projetos. Ele oferece diretrizes e melhores práticas para profissionais em todo o mundo.

Esteja preparado para uma jornada de aprendizado significativa que alia padrões globais de gerenciamento de projetos à prática no contexto específico do turismo.

No post de hoje, vamos falar sobre o domínio de desempenho da equipe

No gerenciamento de projetos, a liderança da equipe é crucial para o sucesso. Ela influencia, motiva, escuta, capacita e apoia os membros da equipe. A liderança é essencial tanto para o bem-estar das pessoas envolvidas quanto para o resultado final do projeto.

Um líder eficaz pode inspirar a equipe a alcançar metas ambiciosas, resolver conflitos e garantir a entrega de uma experiência excepcional aos clientes.

Existem abordagens de gerenciamento e liderança centralizadas e distribuídas. No gerenciamento centralizado, a responsabilidade do resultado do projeto é geralmente atribuída a um indivíduo, como o gerente de projeto ou papel semelhante.

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Por outro lado, no gerenciamento distribuído, as atividades do projeto são compartilhadas entre uma equipe de gerenciamento de projetos. A equipe de projeto pode se auto-organizar para concluir a demanda solicitada. Neste tipo de gerenciamento, em vez de ter um gerente de projeto designado, alguém da equipe do projeto pode servir como facilitador para permitir a comunicação, a colaboração e o engajamento.

A liderança servidora no gerenciamento de projetos de turismo pode transformar a dinâmica da equipe e melhorar significativamente a qualidade do serviço oferecido aos clientes. Ao priorizar a equipe e promover um ambiente de trabalho colaborativo e de apoio, os líderes não apenas alcançam os objetivos do projeto, mas também inspiram uma cultura de excelência e inovação contínua.

Os comportamentos de liderança servidora incluem, mas não se limitam à:

Remoção de obstáculos: resolução de problemas e remoção de obstáculos durante o trabalho da equipe do projeto, promovendo maior geração de valor ao negócio com mais rapidez.

Escudo de desvios: proteção da equipe do projeto contra desvios internos e externos que tiram a equipe do projeto do foco. A fragmentação do tempo reduz a produtividade.

Incentivo e desenvolvimento. O líder-servidor também fornece ferramentas e incentivos para manter a equipe do projeto satisfeita e produtiva, além de celebrar as conquistas individuais e coletivas.

Equipes de alto desempenho

Diante deste contexto, um dos objetivos da liderança eficaz é ter uma equipe de alto desempenho, essencial para projetos de turismo. Ao definir expectativas claras, os líderes promovem um ambiente de comunicação aberta, reconhecem e recompensam esforços,  fornecendo suporte contínuo para que a equipe não só atinja, mas também supere os objetivos estabelecidos.

Como exemplo de projetos do setor do turismo, podemos citar a Disney, amplamente reconhecida por sua capacidade de realizar projetos complexos e de grande escala com excelência.

Quando você pensa em Disney, o que vem à sua mente? Muito provavelmente são memórias associadas ao encantamento, magia, inovação, perfeição e atendimento de qualidade ao cliente.

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Vários projetos da Disney ilustram como a liderança eficaz e as equipes de alta performance são fundamentais para o sucesso dos parques temáticos, lançamentos de filmes e franquias, desenvolvimento de tecnologias e experiências interativas. Para que todos caminhem juntos rumo à excelência é fundamental uma comunicação clara, colaboração interdisciplinar, inovação e treinamento contínuos, engajamento e reconhecimento regular. Isso cria equipes altamente motivadas e eficazes, resultando em uma experiência mágica e consistente para os visitantes.

Como ações, podemos citar a escuta ativa e o aprendizado por meio dos feedbacks dos clientes, proporcionando aprendizado para entender o que precisa ser melhorado. Ir além do esperado é crucial para encantar e fidelizar clientes, além de ressignificar experiências ruins, encontrando alternativas para reverter situações que o impactaram negativamente.

Uma liderança com foco na alta performance precisa ser o suporte ideal para o time, não apenas liderando pelo exemplo, mas sendo uma verdadeira inspiração para o sucesso. É um desafio conseguir esse nível de excelência, mas, acreditem: é uma necessidade.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.