Segurança
1, 2, 3 ou mais motivos para se ter cautela nas compras de passagens ou pacotes de viagem nesse momento
Quais lições os recentes acontecimentos relacionados à 123milhas podem nos ensinar na hora de planejar uma viagem?
Viajar é, certamente, um dos melhores prazeres da vida, você acredita nisso? Para que essa expressão seja verdadeira devemos planejar a tão sonhada viagem. Todos os mínimos detalhes são importantíssimos. Esses atos preparatórios podem ser muito trabalhosos, no entanto, tendem a evitar desentendimentos ou questões que possam atrapalhar o momento tão esperado.
Diversos assuntos devem ser trabalhados e colocados nesse planejamento: decidir o destino, o hotel mais confortável ou que tenha os mimos desejados, bons locais de alimentação, os meios de transporte, a segurança dos ambientes, os deslocamentos, dentre outros, são quesitos que sempre deverão ser considerados. Pensar nessas e outras questões requer tempo e conhecimento para tomar as melhores decisões possíveis.
A contratação de um pacote de viagem, muitas vezes, pode ser a melhor estratégia para que possa realizar esses passos com a devida tranquilidade. Aparentemente é um processo simples, rápido e cercado de segurança
Este é um procedimento simples e rápido, no entanto, você deve escolher uma boa agência de turismo, e estar cercado de direitos na contratação do serviço. Tenha bastante cuidado, preços muito baixos nem sempre serão a melhor saída.
Sua viagem dos sonhos não precisa se transformar num pesadelo, cerque-se de todos os cuidados necessários para assegurar a contratação de serviços de qualidade.
Pacotes promocionais, passagens, hotéis
Quando se houve falar em promoção ou desconto, cria-se um imaginário de obtenção de vantagem ou redução de custos.
O turista, enquanto consumidor, deve saber como esse mercado funciona, e o que são os pacotes de viagens. Entendendo o mercado, certamente fará boas escolhas e aquisições.
LEIA TAMBÉM: Locação por temporada: esteja seguro, entenda questões básicas
Originariamente, os pacotes de viagem são serviços vendidos por agências de turismo que oferecem passagens, alimentação, hospedagem, traslados e passeios, todos em conformidade com as necessidades do contratante.
Aqui cabe uma curiosidade na diferença entre traslado e translado. Palavras comumente utilizadas, mas de significados distintos. Traslado é o transporte de pessoas vivas de um local para outro. Translado é o transporte de pessoas mortas.
Um caso concreto
Recentemente, em meados de agosto de 2023, o mercado de viagens foi surpreendido com uma situação inusitada, no que se referia a um dos grupos mais notórios dos pacotes promocionais de viagens.
A linha promocional da referida empresa sempre disponibilizou pacotes com ofertas atrativas e, até mesmo, agressivas para o mercado. No entanto, pela falta de lastro nas promoções e os pacotes contratados, foi duramente impactada pelo não cumprimento das obrigações com os clientes.
Essa situação causou espanto e preocupação pois tratava-se de uma das principais empresas do segmento. Tal fato gerou uma preocupação massiva, pela impossibilidade da referida empresa de entregar os produtos pretendidos, no caso as viagens nos preços e condições contratados pelos clientes. Fica uma indagação no ar, esse fato pode ocorrer em outras empresas do segmento?
LEIA TAMBÉM: Quais cuidados devemos tomar em viagens rodoviárias?
É uma prática comum de mercado que os pacotes promocionais de viagens ofereçam preços convidativos de passagens e hospedagens, em sua maioria menores que os praticados usualmente.
Esse é um dos pontos de atenção, pois em alguns pacotes ofertados as viagens não têm data previamente definida. Tal situação ocorre porque as empresas buscam encaixes em voos e estadias mais baratos.
Esse comprometimento em prestar o serviço faz com que a empresa realize os cruzamentos necessários para tal fim. No caso da referida empresa, tem-se um revés, pois acarretou na incapacidade de realizar os cumprimentos contratuais, gerando grande insatisfação e perda de viagens pelos consumidores.
Como ficam a empresa e os consumidores
Em depoimento na comissão parlamentar de inquéritos que trata das pirâmides financeiras, o sócio e administrador da empresa se posicionou dizendo que o mercado se comportou de forma diferente do esperado.
Segundo ele, tal questão impossibilitou a viabilidade da linha promocional da empresa. Que após a decretação da recuperação judicial da empresa, pretende regularizar a situação junto aos clientes.
Também, que os demais serviços prestados pela empresa serão mantidos, pois os consumidores que compraram suas viagens pelos planos convencionais serão atendidos a princípio.
Como se comportar nessa tendência de mercado
Segundo especialistas do setor há uma perspectiva que ocorra o surgimento de diversas promoções no mercado de milhas aéreas e passagens.
Alertam que pode ser um bom momento para quem já tenha uma viagem devidamente planejada, com locais e datas definidos. No entanto, cabe muita cautela para quem não domina essa ferramenta, consequentemente não sabendo como lidar com as ofertas disponíveis.
LEIA TAMBÉM: Turismo organizado e divertido: Desvendando o poder do Kanban
Esperam que surjam no mercado promoções e descontos na compra de milhas, pontos, emissão de passagens e demais ativos inerentes. Reforçando, seguem com a recomendação de muita cautela nessas negociações.
Sempre busque serviços devidamente regulamentados e que estejam em conformidade com as questões legais vigentes e as questões relativas à segurança de todos os envolvidos.
Por fim, conheça seus direitos e obrigações. Semanalmente, continuaremos trazendo novas situações. No mais, se planeje para fazer suas viagens com mais segurança, desfrutando de grandes experiências.
Caso queira compartilhar suas vivências, de forma que a coluna possa contribuir para a segurança dos demais turistas, envie sua sugestão no nosso Instagram @portaluaiturismo.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.