Turismo e Negócios
Como aproveitar as oportunidades nas principais feiras e eventos do setor de turismo
Conheça as dicas para fazer negócios, adquirir conhecimento e ampliar sua rede de contatos nessas ocasiões.
As atividades turísticas são importantes indutoras da economia brasileira. Essa é a conclusão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao mostrar que o setor foi um dos principais responsáveis pelo crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, em 2022. O dado também revela que o setor tem potencial para crescer e contribuir ainda mais com a economia do país.
Aproveitar oportunidades de negócios, conhecer tendências, estreitar laços com profissionais de outros segmentos. Essas e outras atitudes podem ampliar a atuação de um empreendimento turístico e é possível se dedicar a todas elas nos eventos do setor.
O calendário brasileiro de eventos de turismo pode ser muito útil para impulsionar os negócios. Mas, como ter um melhor aproveitamento antes, durante e depois essas ocasiões?
O primeiro passo é definir seus interesses. Por que eu quero ir a um evento? Ao se fazer essa pergunta, um profissional pode refletir sobre os objetivos e expectativas que o movem. Por isso, pesquise as programações, entenda os tópicos essenciais e conheça o público-alvo, pois essas iniciativas garantem que você não vai “cair de paraquedas” em um evento se nada a ver com suas pretensões.
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Quando você definir quais eventos são de maior interesse, será hora de fazer um planejamento estratégico, em que deve considerar os objetivos traçados para o evento. Estratégias de comercialização e/ou fidelização, atração de parceiros, e, inclusive, participações em stands devem constar nesses planos.
Não se esqueça de programar toda a sua logística. É necessário pensar nos trajetos, meios e horários para não perder nada. Até mesmo o almoço deve constar na programação do participante, especialmente nos grandes eventos do setor.
Já no período de realização do evento, se você for disponibilizar materiais gráficos e/ou apresentar vídeos aos participantes, é importante dar a devida atenção a isso.
Invista em materiais simples, informativos e de qualidade. Em eventos que reúnem profissionais e empresas de outras partes do mundo, é aconselhável que os materiais sejam bilingues.
Lembre-se que não basta estar presente, tem que participar. Portanto, se um profissional vai a um evento, ele deve estar genuinamente envolvido e aproveitar a programação. Por isso, procure se desligar um pouco do que ficou do lado de fora. Vale a pena, ainda, fazer anotações e aproveitar os momentos sociais.
Outra dica fundamental é estabeleça contato com as pessoas presentes, sejam elas visitantes ou especialistas. Você estará fazendo networking e trocando experiências com profissionais que podem agregar conhecimento ou dar origem a futuros negócios e parcerias.
Depois de absorver experiências e conhecimento, o pós-evento será o momento para reunir materiais, dados e informações coletados com sua equipe para que façam uma análise aprofundada, avaliando futuras melhorias ou adaptações do seu negócio às necessidades do mercado.
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E o mais importante, cultive as conexões e relacionamentos que conseguiu estabelecer. De que adianta estreitar laços no evento se, na volta, esse contato nunca mais é retomado? Então, além de continuar com as conversas, é possível promover grupos, visitas ou, até mesmo, levar adiante projetos e parcerias.
Se você ainda não fez o seu planejamento para participar dos eventos de turismo no próximo ano ou não sabe como estabelecer contato com outros profissionais ou divulgar seus produtos e serviços nessas ocasiões, acesse o Sebrae Play e conheça os conteúdos que poderão te ajudar nessa missão.
Fique atento aos principais eventos do setor de turismo que serão realizados em 2024:
WTM Latin America
World Travel Market (WTM) Latin America é um dos principais eventos do setor na América Latina. Foi criada em 2012 e tem sido realizada anualmente desde então. O objetivo é promover negócios e networking para profissionais do mercado de viagens, incluindo representantes de destinos, operadores de turismo, hotéis, companhias aéreas e empresas de tecnologia.
Além disso, a programação do evento inclui conferências, seminários e painéis de discussão, nos quais especialistas compartilham conhecimentos sobre questões relevantes para o setor na América Latina. Também abre espaço para a promoção de destinos turísticos e produtos relacionados a esse mercado.
ABAV Expo
Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, a ABAV Expo é reconhecida por reunir os principais players do setor do país. O objetivo do evento é conectar os participantes com agentes de viagens, possibilitando novos negócios, fortalecendo destinos e servindo de vitrine para lançamentos.
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Além da exposição, a ABAV Expo geralmente oferece palestras, seminários e painéis de discussão. Essas sessões são conduzidas por especialistas do setor que abordam tendências e desafios que afetam o turismo no Brasil.
Festuris Gramado
A Festuris Gramado é um evento de turismo realizado há mais de três décadas na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. É considerada uma das principais feiras de turismo da América do Sul e tem como objetivo conectar marcas, destinos e profissionais do setor, promovendo negócios e oportunidades de networking.
O evento atrai participantes de todo o mundo, incluindo representantes de destinos turísticos, hotéis, companhias aéreas, operadoras de turismo, agências de viagens, empresas de tecnologia e outros segmentos da cadeia produtiva do turismo. Também é conhecida por sua segmentação em diversos nichos, incluindo o turismo de lazer, negócios, cultural e de luxo.
Salão São Paulo de Turismo
Reúne profissionais de diversos segmentos do setor para promover a troca de conhecimentos, oportunidades de negócios e networking. O Salão oferece uma variedade de atividades, incluindo fóruns, exposição de produtos e serviços relacionados ao mercado, balcões de negócios e oportunidades de networking.
Os balcões de negócios são espaços para realização de reuniões comerciais e negociações entre profissionais e empresas do setor. É uma oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas e fechar acordos comerciais.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.