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Criando conexões por meio do branding gastronômico 

Estratégia de posicionamento de marca constrói identidade de negócios do setor e favorece identificação dos clientes com as marcas.

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Se você parar e pensar rapidamente no seu prato preferido, é muito provável que também venha à cabeça o restaurante que o prepara melhor. Faça o teste e perceba que, muitas vezes, produtos e marcas aparecem associados de alguma forma. Isso só acontece quando o branding gastronômico do negócio em questão foi muito bem-feito, a ponto de levar as pessoas a relacioná-lo ao produto de forma racional ou emocional.

Entenda o que é branding

Mas, antes de explorarmos mais sobre o tema, vale a pena entender um pouco sobre a definição de branding. Essa é uma estratégia de gestão de marca que tem a função de torná-la mais reconhecida e presente no mercado. As ações que constroem essa imagem se baseiam nos valores do negócio e, por meio deles, procuram despertar sensações e criar conexões com os consumidores.

Uma estratégia de branding bem executada não apenas cria o posicionamento de uma marca no mercado, mas também influencia nas escolhas dos clientes nos momentos de decisões de compra. Na comunicação que se estabelece com os consumidores, devem ficar claros os motivos pelos quais o negócio é importante e oferece exatamente o que as pessoas procuram.

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Essas sensações que o branding causa se traduzem em números. Uma pesquisa, realizada pelo Customer Thermomether, mostrou que 65% dos consumidores estavam emocionalmente conectados a uma marca e que, por isso, esses negócios passaram a ter uma importância na vida deles.

Com a influência das mídias digitais, a competitividade pela atenção do consumidor só aumenta, o que torna ainda mais relevante investir em estratégias que diferenciam o seu negócio no mercado.

Diante desse cenário, ter um planejamento sólido de branding vai garantir o sucesso da relação com os consumidores, especialmente no ramo da alimentação, que, além da elevada demanda e oferta de produtos, se conecta às pessoas por meio do prazer de comer bem.

Registro de marca

Porém, antes de construir ou, até mesmo, fortalecer o posicionamento da sua marca, você precisa ter uma. É aí que entra a importância do registro do nome, logotipo, produto ou serviço. O processo de registro de marca é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e segue os parâmetros definidos pela Lei de Propriedade Industrial (9.279/96).

Então, ao invés de iniciar um planejamento com as ações de branding, em primeiro lugar, garanta que você tem uma marca e que a exclusividade dela está protegida de possíveis cópias.

Por isso, bares e restaurantes que desejam construir ou reposicionar suas marcas no mercado devem, primeiro, desenvolver bem a cultura organizacional do negócio. Isso engloba uma definição muito clara da missão, visão e valores da empresa. Focar na qualidade dos ingredientes ou enaltecer a culinária de uma determinada região podem ser valores para um restaurante, assim como a preocupação ambiental e a eficiência do serviço.

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É fundamental que a cultura organizacional estabeleça as bases que vão sustentar o seu negócio e que eles possam ser incorporados pela equipe. Aliás, é o time de colaboradores que vai ajudar a garantir o cumprimento da missão da marca, por isso, apoie os profissionais, invista em treinamento e estabeleça um padrão para o atendimento.

Importância da comunicação visual

Além disso, outra característica importante para uma boa estratégia de branding gastronômico é a comunicação visual. Ela permite que os consumidores fixem melhor a imagem da marca e a diferenciam das demais. Formas, tipografia e cores padronizadas precisam fazer parte de todos os elementos de uma marca, entre eles: fachada, cardápios, perfis em redes sociais, site, uniformes e folders.

Vale destacar que saber quem vai comprar o que está vendendo é essencial para o planejamento do branding gastronômico, pois são os clientes que vão definir o sucesso do seu empreendimento. Então, conheça quem é o seu público-alvo e, também, o que ele procura.

Foto: Adobe Stock

O comportamento dos consumidores exige atenção contínua, não é um trabalho que termina com a abertura ou reestruturação da marca. Ficar atento às mudanças do mercado, garante que o negócio se mantenha competitivo e desperte as sensações que vão alimentar a conexão dos consumidores com a empresa.

Redes sociais

Também não devemos esquecer que a realidade do mercado vai além do contato direto nos estabelecimentos. O relacionamento pelas redes sociais não deve ser ignorado. E, não pense que basta criar perfis e ser encontrado no ambiente digital. É fundamental utilizar esses canais para estimular a interação com os clientes, produzir conteúdo interessante e estar atento às demandas do consumidor.

Assim, fazer a integração entre o estabelecimento físico e as redes sociais também é crucial para o sucesso do posicionamento da marca, afinal, não dá para divulgar uma experiência ou produto no ambiente digital e oferecer algo diferente depois, né?

É dessa forma, quanto mais um negócio se mostra relevante para o público, maior a repercussão e engajamento, que geram novos clientes. Também temos que lembrar que a confiança dos consumidores vai aumentar o valor da sua marca no mercado, até porque, em um mercado com muita concorrência, é preciso construir as características que vão diferenciar uma marca das demais. Além disso, ter um posicionamento no mercado traz resultados econômicos satisfatórios, como o aumento das vendas e do relacionamento com os clientes.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.