Sebrae Minas
Jornada que leva às melhores viagens
Etapas que compõem a jornada do turista ajudam negócios do setor a entender melhor demandas dos consumidores e oferecer experiências inesquecíveis.
Foi-se o tempo em que oferecer destinos e soluções básicas era o suficiente para os empreendimentos do setor de turismo atraírem consumidores. Quem viaja, hoje, quer realizar sonhos, ter experiências marcantes, guardar e compartilhar memórias que ficam para sempre.
É por isso que, cada vez mais, os empreendedores da área procuram planejar os negócios levando em conta os desejos, percepções e vivências dos consumidores que buscam colecionar momentos e lembranças agradáveis.
Nesse sentido, o planejamento ideal para qualquer empreendimento de turismo deve considerar a chamada jornada do turista, que corresponde a um processo que começa na escolha de um destino e segue após a realização da viagem.
A jornada do turista leva em conta os comportamentos e as mudanças de hábitos dos consumidores, que, especialmente, por influência da tecnologia, estão mais imediatistas, apaixonados, curiosos e atentos às opiniões de outras pessoas que já tiveram experiências e desejos semelhantes.
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A comunicação com os clientes, no que se refere ao marketing digital, é considerada um desafio para muitos empreendedores do setor. O entendimento sobre a jornada do turista facilita esse processo, tornando as vendas mais fluídas e assertivas a partir da compreensão das necessidades e expectativas dos consumidores.
Podemos dividir a jornada do turista em cinco momentos: sonho, planejamento, reserva, experiência, e memórias e monitoramento.
A adoção de estratégias e a busca por capacitações, levando em conta cada um desses estágios, permitem que os empreendedores influenciem na decisão de compra dos consumidores. Vamos, então, conhecer o passo a passo dessa jornada:
- Sonho: uma praia de águas cristalinas, o agito de uma metrópole, um roteiro histórico, um lugar paradisíaco ou o contato com uma cultura muito diferente. O sonho é um combustível para os turistas e, também, um fator a ser considerado na estratégia de um negócio do setor.
Referências como livros, filmes, fotos e relatos são importantes para a construção dos sonhos, que, atualmente, também são bastante influenciados pelas redes sociais. Até por isso, elas se tornaram ferramentas indispensáveis para ajudar a inspirar e provocar desejos nos consumidores.
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Para dar impulso nesse desejo de viagem e capturar o interesse de potenciais turistas, alinhados às estratégias de marketing digital, empreendedores do setor devem investir nas formas de posicionamento do destino, o que inclui orientação, organização e demonstração de atrativos não só do empreendimento, mas de outros negócios que possam complementar a viagem.
- Planejamento: depois de se deixar inspirar e sonhar, o turista vai planejar a viagem e é nesse momento que ele precisa encontrar o conteúdo que procura. Ao considerar esse estágio da jornada, um negócio da área de turismo se atém a desenvolver experiências únicas e instigantes, aquela que vão chamar atenção do consumidor e incrementar o sonho inicial.
Não ignorar essa etapa da jornada contribui, também, para a estruturação de planejamento da promoção de produtos ou serviços oferecidos por um negócio, assim como desenvolver estratégias de precificação e comercialização.
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Nessa etapa, é fundamental, ainda, organizar informações do empreendimento e/ou destino e facilitar o acesso a elas em diferentes canais. Responder a questionamentos dos turistas em fóruns de viagens ou nas próprias formas de contato disponibilizadas pelo negócio é outro aspecto relevante.
- Reserva: uma vez que, hoje, as pessoas planejam as viagens com mais antecedência e organização, a etapa seguinte da jornada do turista deve corresponder às expectativas e necessidades para que ele consiga realizar o sonho.
Para o momento da reserva, empreendedores precisam disponibilizar canais de vendas e relacionamento. Também é fundamental distribuir a capacidade de venda em plataformas próprias e terceirizadas com foco nos resultados a serem alcançados.
Fazer a gerência da comunicação digital considerando as características de cada plataforma utilizada é outra dica importante.
Aqui, também cabe destacar a importância de um atendimento ágil e que valoriza a transparência e a segurança das informações e regras do empreendimento na hora da reserva. A precificação é um ponto importante também nessa fase e deve levar em conta os perfis do empreendimento e dos turistas.
- Experiência: inspirou, colaborou com o planejamento e facilitou a reserva? Então, agora que o cliente já é seu, é necessário investir na qualidade da experiência que vai ser proporcionada. A atenção a essa etapa da jornada do turista vai incentivá-lo a gerar conteúdo relacionado ao seu negócio e/ou produtos nas redes sociais.
Buscar a máxima satisfação do cliente cercando-se de profissionais capacitados e sem prejudicar os resultados financeiros, além de contribuir com a etapa final da jornada, também vai garantir o sucesso do negócio.
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- Memória e monitoramento: chegamos à etapa final da jornada do turista. É aqui que as experiências proporcionadas se convertem em lembranças dos momentos vividos em um empreendimento turístico ou a partir de um produto oferecido. São as memórias dos clientes que vão criar condições para uma recompra e fidelização desses turistas.
Nesse momento, também é importante monitorar e entender como os consumidores analisam o desempenho do seu negócio. Isso permite ajustar processos e investir em capacitação para melhorar a estrutura e os serviços oferecidos.
É necessário ainda fazer a manutenção do relacionamento construído com os turistas levando em conta estratégias que envolvam datas especiais, novos produtos e experiências
Aprimore as estratégias
A jornada do turista não pode ser encarada como um conceito apartado das estratégias de um empreendimento. Mais do que nunca, é preciso considerá-la como uma parte fundamental e integrada da gestão de um negócio do setor de turismo.
Incorporar esses momentos ao processo gerencial de um empreendimento de turismo permite que estrutura, posicionamento, preços e outros elementos estejam alinhados e correspondam ao desejo dos consumidores de viver experiências marcantes.
Utilizar a jornada como ferramenta de orientação para as demais estratégias que compõem um negócio melhora o entendimento sobre as demandas dos consumidores e permite que eles encontrem exatamente aquilo que procuram para realizar uma viagem dos sonhos.
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