Chile: enoturismo na primavera - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Matérias

Chile: enoturismo na primavera

Experimente a primavera chilena em uma das vinícolas mais premiada da América Latina.

Publicado

em

Hotel Casa Real - Vinícola Santa Rita (Foto: Divulgação)

É incrível pensar que, durante a primavera, o Chile ainda possui temporada de neve. Mas, por ser um país com uma geografia única, se estendendo por 4.300 km em apenas 175km de largura, ainda é possível curtir a estação das flores da maneira como ela é.

E para quem está programando uma viagem nessa época, uma dica para harmonizar com as condições climáticas do período é aproveitar para desfrutar de uma experiência de enoturismo. E o Chile é um destino perfeito, já que é referência no mundo na produção de vinhos.

Vinícola Santa Rita

Porém, entre tantas vinícolas, fica difícil escolher qual dar preferência, certo? Nem tanto! A Vinícola Santa Rita foi considerada como a Melhor Experiência de Enoturismo no Chile” pelo Prêmio Chile 2022 Wine Tourism, uma iniciativa que procura identificar e reconhecer as melhores experiências e atividades de enoturismo com elevado impacto positivo nos territórios onde se realiza. Além disso, em 2023 também foi reconhecido internacionalmente pela prestigiada revista inglesa The Drinks Business, sendo eleita “Melhor Contribuição para o Turismo” nos The Drinks Business Awards 2023.

A preservação do patrimônio nacional e sua divulgação foi um dos grandes atributos que levaram a vinícola a se posicionar como a melhor experiência do Chile. Santa Rita foi fundada em 1880 por Domingo Fernández Concha, um empresário chileno que encomendou ao arquiteto alemão Teodoro Burchard a construção de sua residência de verão, que hoje dá vida ao Hotel Casa Real, onde seu neto, o renomado poeta nacional Vicente Huidobro, passou longas temporadas. Atualmente, o boutique hotel de 16 quartos procura ser uma referência mundial em hotéis património em vinhas, proporcionando aos hóspedes uma experiência exclusiva em um local declarado monumento histórico, sempre com o vinho no centro.

A experiência patrimonial do vinhedo também inclui uma capela neogótica ao lado do hotel, cercada por um parque de 40 hectares declarado Monumento Histórico e projetado pelo paisagista francês Guillermo Renner. A isto se soma o Casarão Doña Paula, edifício de 1760 que hoje abriga o Restaurante Doña Paula, cujo nome homenageia Paula Jaraquemada, que abrigou neste local 120 patriotas que lutaram pela Independência do Chile, no Batalha de Cancha Rayada.

Da mesma forma, existe o Museu Andino da Fundação Claro Vial, que conta com um acervo de cerca de 3.000 peças arqueológicas e etnográficas de povos pré-colombianos que habitaram nosso território junto com expressões da mistura de culturas da América e do Chile.

Entre as melhores do mundo para visitar

Em 2021, a Santa Rita também foi eleita entre as melhores vinícolas do mundo para visitar pelo World’s Best Vineyards, que posicionou a vinícola como a favorita do Vale do Maipo, com destaque para sua oferta única em termos de patrimônio, cultura, natureza, gastronomia e qualidade de seus vinhos.

Vinícola Santa Rita (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: Chile: viaje pelo Deserto do Atacama

“Hoje, graças aos trabalhos de restauração realizados, os visitantes chilenos e estrangeiros podem conhecer uma proposta de turismo integrado e patrimonial que busca a preservação para as gerações futuras. O trabalho de divulgação da cultura e do patrimônio, junto com a integração das comunidades, é um eixo central para valorizar uma atividade com tanta história e raízes no território chileno”, comenta Elena Carretero, Gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Santa Rita.

Passeios

Visitar a vinícola Santa Rita é uma viagem fascinante pela herança cultural e pela tradição vitivinícola chilena, a apenas 45 minutos de Santiago.

Localizado aos pés do Alto Jahuel em Buin, o vinhedo está rodeado por um ambiente natural único, onde coexistem a tradição vitivinícola, além da história, a cultura e a gastronomia chilenas.

Para os amantes do vinho, sejam conhecedores ou iniciantes, a Santa Rita criou uma série de passeios em que é possível aprender e desfrutar deste mundo fascinante. Assim, ao fazer um passeio em Santa Rita, o visitante terá contato com as raízes do vinho no Chile, conhecerá seu processo de produção, degustará os melhores vinhos e desfrutará de todo o patrimônio cultural do vinhedo em Alto Jahuel.

Os passeios estão disponíveis em espanhol, português e inglês em diversos horários, de segunda a domingo.

Tour Premium

Um passeio pela alma de Santa Rita: Parque Centenário, Capela Neogótica, Termas Romanas e a “Bodega de los 120 Patriotas”. Inclui degustação Ultra Premium acompanhada de queijos, biscoitos e nozes.

No Parque Centenário será possível percorrer os melhores jardins europeus, ver uma Capela construída no século XIX em estilo neogótico bem como visitar as termas romanas, também construídas no final do século XIX. A visita continua percorrendo a histórica “Bodega de los 120 patriotas”, em que uma emocionante história dos bravos patriotas chilenos é contada. O passeio termina com uma degustação de quatro vinhos Ultra Premium acompanhados de queijos, biscoitos e nozes.

Passeio em Carruagem

Visita em carruagem ao Parque Centenário, monumento histórico nacional.

Os visitantes terão tempo para descer da carruagem, tirar fotos em lugares emblemáticos. Ao finalizar o passeio, terão acesso a 3 taças de vinho para desfrutar no Jardim Doña Paula; 1 Gran Reserva, 02 Ultra Premium. Uma taça de presente.

Visita aos jardins centenários, termas romanas e capela neogótica, monumento histórico nacional, degustação vinhos Ultra Premium.

Tour Seleção

Visita à histórica “Adega 1”, construída a base de “cal e canto” (argamassa feita de cal e clara de ovos) e a “Adega dos 120 patriotas”. Inclui degustação de vinhos harmonizados com queijos.

Vinícola Santa Rita (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: Low cost: Aérea Chilena amplia voos para o Brasil em parceria com a Embratur

Mesmo percurso guiado do tour clássico; jardim de variedades de cepas, vinhedos, processo de elaboração do vinho e guarda, processo de engarrafamento conhecendo a “Adega 1”, primeira adega da vinícola e a “Adega dos 120 Patriotas”, onde você descobrirá a apaixonante história que dá nome a esta adega. O tour finaliza com uma degustação de vinhos de alta gama; dois vinhos Gran Reserva e dois vinhos Ultra Premium harmonizados com queijos e biscoitos, além de uma taça de presente. 

Tour Carménère 

Neste tour é possível conhecer onde e como foi redescoberta a cepa Carménère no Chile, cepa emblemática do país. Passeio guiado pelos vinhedos em charrete para conhecer o monólito do Carménère que marca o lugar exato onde a cepa foi redescoberta em 1994.

É possível visitar a adega histórica “Dos 120 Patriotas”, onde a apaixonante história sobre os valentes patriotas chilenos será contada. O tour finaliza com uma degustação de três vinhos Ultra Premium harmonizados com queijos, biscoitos e frutas secas.

Winemaker Experience

Um divertido programa no qual os participantes poderão se converter em enólogos por um dia, utilizando os mesmos equipamentos que se encontram nos laboratórios de enologia, para criar seus próprios vinhos.

O tour é uma atividade com fins educativos e recreativos, que promove o trabalho em equipe e que aproxima o público em geral dos processos que envolvem o apaixonante mundo do vinho.

É uma experiência única. Além de conhecer a vinícola, o visitante poderá planejar e elaborar a mescla e realizar o processo completo que inclui: engarrafamento, enrolhamento, rotulagem, colocação do lacre. Ao concluir este processo o visitante levará uma garrafa de 750 ml de um vinho elaborado por ele e um avental bordado de presente.

Tour Ultra Premium

Um tour exclusivo sob medida para apreciar a verdadeira essência de Santa Rita. Tour privado com guia exclusivo. Inclui degustação de seis vinhos harmonizados com queijos, frutas secas e biscoitos.

O cliente poderá elaborar seu próprio percurso e visitar em profundidade a vinícola conforme seus interesses, escolhendo entre um passeio de charrete pelos vinhedos, visitar a adega histórica, o parque centenário, a capela neogótica e as termas romanas de finais de 1800. Além disso, poderá visitar o Museu Andino acompanhado de um guia. A degustação é de três vinhos Ultra Premium e outros três vinhos a sua escolha em nosso Wine Shop, todos eles acompanhados com uma tábua de queijos, frutas secas e biscoitos.

Pedal Bar Tour

Vinícola Santa Rita (Foto: Divulgação)

O Primeiro carro-bar do Chile. Visita a bordo de um carro-bar ao entorno histórico, vinhedos e parque, passando pela antiga medialuna (arena de rodeio chileno) e a leiteria da fazenda em um ambiente descontraído e divertido aproveitando o ar livre.

Piquenique

Ideal para famílias e grupos de amigos que procuram estar em contato com a natureza em um ambiente único, desfrutando o Vale do Maipo com o piquenique gourmet de Santa Rita. O pacote inclui uma cesta, toalha assim como espreguiçadeiras para desfrutar de uma experiência diferente.

LEIA TAMBÉM: E pra comer? O que a América Latina tem?

Inclui seleção de produtos gourmet (tábuas de queijo e frios, chips naturais, sanduíche Premium, frutas secas, biscoitos caseiros, frutas, água mineral e vinhos Premium).

Todos os passeios dão acesso gratuito ao Museu Andino da Fundação Claro Vial. O museu é gratuito e enquadrado pela Lei de Doações Culturais, aberto de terça a domingo, das 10h30 às 17h.

Então, se já deu água na boca para curtir a primavera chilena em grande estilo, acesse aqui para mais informações.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.