Porto: WOW recebe o Chocolat Festival - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Porto: WOW recebe o Chocolat Festival

A 33ª edição do irresistível Chocolat Festival acontecerá no WOW, o novo quarteirão cultural da região do Porto, norte de Portugal, entre os dias 19 e 22 de outubro.

Publicado

em

Divulgação do Chocolat Festival Portugal
Foto: WOW Porto

Imagina estar em um lugar mágico como a região do Porto e ainda ter a oportunidade de vivenciar o maior evento de chocolate e cacau do mundo? Pois bem! Depois do grande sucesso da 1ª edição europeia, que reuniu mais de 50 mil pessoas, o WOW, em Vila Nova de Gaia, volta a ser a casa do Chocolat Festival este ano, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de outubro.

O Chocolat Festival está em sua 33ª edição, tendo se originado na América Latina, já passou pela Bahia, Pará e São Paulo. Contudo, o evento não é apenas para os apreciadores dessa iguaria. Ele reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto, até o produto final, a grande estrela, o chocolate! E o melhor, a entrada é gratuita.

O que te espera no Chocolat Festival Portugal

Serão várias atrações em um mesmo lugar. Você encontrará chefes esculpindo esculturas de chocolate ao vivo, degustação de algumas das principais marcas do planeta, uma chocoland para crianças e espaços para discutir temas como harmonização com vinho ou café e modelos agroflorestais de cacau. Nesta edição, serão 15 showcookings, 11 workshops. Além disso, ainda contará com 10 painéis no Fórum Internacional do Chocolate e Cacau. Todas as ações serão comandadas por grandes especialistas de países como Portugal, Brasil, França, Bélgica, Dinamarca, Reino Unido, Venezuela e Costa Rica, entre outros. 

LEIA TAMBÉM: Por que você deveria conhecer Portugal com seus pais?

“É um orgulho receber o Chocolat Festival no WOW. Estou seguro de que o nosso Museu do Chocolate é um dos melhores do mundo. A marca que produzimos – a Vinte Vinte, é de chocolate feito do Porto para o mundo e tem como missão agregar valor e aumentar a expansão do chocolate bean-to-bar. Acredito que somos os anfitriões certos para este festival e queremos ser a força motriz que ajuda a elevar o posicionamento do cacau e do chocolate de origem na Europa”, conta Pedro Araújo, criador do Museu do Chocolate no WOW e da marca Vinte Vinte, e também copromotor do festival.  

Pedro Araújo e Marcos Lessa, organizadores do Chocolat Festival Portugal
Pedro Araújo e Marcos Lessa, organizadores do Chocolat Festival Portugal (Foto: WOW Porto)

“Realizar o Chocolat Festival na Europa tem um propósito bem definido: criar a conexão direta entre todos os elos da cadeia produtiva do chocolate de origem ao consumidor final. O festival fortalece a cultura e o trabalho por trás do ‘fruto de ouro’ ou ‘alimento dos deuses’, como o cacau também é conhecido, expandindo o conhecimento sobre as delícias derivadas do cacau e promovendo as marcas de origem, as pequenas indústrias, o agronegócio, o turismo, os benefícios para saúde e a gastronomia. O Chocolat Portugal é uma celebração que transcende fronteiras e culturas, e vai unir os amantes do chocolate de todo o mundo em torno de uma paixão compartilhada”, acrescenta Marco Lessa, criador do Chocolat Festival, que está na sua 33ª edição. 

A definição de terroir e o sentimento de pertencimento

No centro das conversas e discussões deste ano estará a temática “A definição de terroir e o sentimento de pertencimento”. O terroir é o elemento fundamental que une o cacau, o vinho do Porto e o café. 

Vários profissionais e especialistas participarão do festival. Entre eles, podemos destacar Chloé Doutre Roussel (França), reputada consultora de várias marcas bean-to-bar (modelo de comércio no qual um fabricante de chocolate gerencia a produção do chocolate desde a origem dos grãos até a fabricação do produto final para os consumidores), jurada nos importantes Academy of Chocolate Awards, no Northwest Chocolate Festival, e membro do Conselho Consultivo da Fine Chocolate Industry Association (FCIA). Spencer Hyman (Reino Unido), fundador da Cocoa Runners e grande promotor do chocolate bean-to-bar no continente europeu é uma presença confirmada no festival. Mikkel Friis-Holm (Dinamarca), um dos mais antigos e conceituados chocolateiros bean-to-bar. María Jiménez (Costa Rica), que trabalha com uma das mais antigas distribuidoras de cacau fino da Europa – a Daarnhauwer & Co. Além disso, é especialista em análise sensorial do cacau e membro do ilustre painel da Fine and Flavour da International Cocoa Organization (ICCO). 

LEIA TAMBÉM: Precisa dirigir em outro país? Saiba como proceder

Outra novidade é a transmissão ao vivo de todas as palestras do Fórum Internacional do Chocolate e Cacau e de todos os showcookings, de forma a reforçar o posicionamento internacional do festival. 

Showcookings gratuitos e feira de chocolate 

Nos showcokings vão marcar presença nomes conhecidos como Iván Pascual (Espanha), chef campeão do mundo nos World Chocolate Masters 2018; Francisco Siopa (Portugal), chef executivo do Penha Longa Resort, da rede Ritz-Carlton; e a ainda Ricardo Costa (Portugal), chef executivo dos restaurantes do The Yeatman Hotel.

Marcas que estarão presentes no Chocolat Festival Portugal

  • Amuzi Distillery, Be Glad, Feitoria do Cacao, MySugar, Selmi Portugal e Vinte Vinte, de Portugal;
  • Abelha Cacau, Baianí Chocolates, Cacau do Brasil, Chocolate Moro, De Mendes, Estilo África, Kaitxo, Leyenda, Mestiço Chocolate, Natucoa, Kankel, da Espanha;
  • Cacauway, ChOr, Da Cruz Chocolates, Melinda e Samborá, Miroh!, Terruá Tuerê e Yrerê, do Brasil;
  • Chocolarder, Tosier, Firetree Chocolate e Cocoa Runners, do Reino Unido;
  • Karuna Chocolate e Packint, de Itália;
  • FJAAK Chocolates, da Noruega;
  • Neary Nógs, da Irlanda;
  • Manoa Chocolate, do Hawai;
  • Qantu Chocolate, do Canadá;
  • Hasnaa, de França;
  • Cocoa Town, dos EUA;
  • Daarnhouwer, da Holanda;
  • Consulado do Equador. 

Se você ficou com água na boca e não quer perder por nada, confira já a programação completa aqui.

LEIA TAMBÉM: Destino Sustentável: Começa hoje o Organic Festival Trancoso

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.