Notícias
Raízes de Curitiba: um passeio com gostinho da Curitiba raiz
Conheça a nova experiência Raízes de Curitiba e se delicie em um passeio cultural cheio de histórias.
Curitiba é um dos destinos mais gostosos de se turistar no Brasil. Cidade bem preparada e organizada para receber os visitantes e o que não falta são atrativos para todos os gostos e bolsos. Mas é claro que o turista sempre quer mais. Assim, o Raízes de Curitiba, que estreia no próximo domingo(10), chega para adicionar mais sabor e charme à cidade.
A experiência Raízes de Curitiba une duas atrações multiculturais icônicas do destino: o Mercado Municipal e a Feira do Largo da Ordem. Então, se o visitante ficar na dúvida do que fazer na cidade em um domingo de manhã, agora já sabe! Pode colocar a experiência na sua programação, pois esse é o combo perfeito para o dia.
Entenda o Raízes de Curitiba
O Raízes de Curitiba é um tour guiado por alguém que conhece o Mercado Municipal e a Feira do Largo da Ordem muito bem. Dessa forma, pode te apresentar aqueles detalhes especiais, que você não descobriria sozinho. É um passeio com muitas histórias, troca de experiências e degustações variadas.
LEIA TAMBÉM: Curitiba: Destaque no Cenário Gastronômico e Turístico Mundial
Ambos têm grande importância na história da cidade, desde as primeiras trocas comerciais nas carroças no centro histórico, às diversas trocas culturais nos locais onde o Mercado e a Feirinha já funcionaram.
A Feira do Largo da Ordem acontece há 50 anos no Centro Histórico, sendo a mais tradicional de Curitiba e uma das maiores do Brasil. O Mercado Municipal de Curitiba tem quase 160 anos de história, contando os cinco locais onde ele já funcionou. No local atual já está há 65 anos.
Assim, a proposta e valorizar as raízes da cidade e proporcionar uma experiência diferenciada tanto para os turistas como para os moradores da cidade.
“Tanto o Mercado Municipal como a Feirinha são locais ricos em cultura e com uma variedade gastronômica incrível, sem falar nas histórias de quem trabalha lá há diversos anos. No Raízes de Curitiba proporcionamos uma visita diferente aos locais, trazendo um pouco da história, contando as curiosidades e incluindo degustações variadas. Queremos que as pessoas tenham uma experiência especial, personalizada e saborosa, que não teriam visitando os locais por conta própria” conta Carol Moreno, organizadora do passeio.
Como funciona o passeio
O Raízes de Curitiba é um passeio cultural, gastronômico e histórico, com aproximadamente 4h de duração. Mas, para se ter uma experiência personalizada é feito com grupos pequenos, de 4 a 7 pessoas. É realizado por guia de turismo credenciada e pode acontecer em português, inglês ou espanhol.
O grupo se encontra em frente à entrada principal do Mercado Municipal. Percorre junto os corredores, passando por diversos locais, como empórios, cafés, mercearias, adegas e frutarias. A primeira parte do tour é regada a histórias e degustações variadas, como café, comidas típicas locais, como carne de onça e pinhão, queijos, salames, castanhas e cachaça.
Na segunda parte do passeio o grupo se desloca de carro/uber para o Centro Histórico, para passear juntos pelas diversas barraquinhas da Feirinha do Largo. Ali rolam muitas histórias sobre as origens da cidade e degustações (como empanada e caldo de cana).
LEIA TAMBÉM: Quem é o chef? Conheça Felipe Silva
O grupo faz o percurso sempre junto, mas tem liberdade para parar e fazer compras onde quiser. Os participantes podem se deliciar com a variedade gastronômica do Mercadão e da Feirinha, aprender mais sobre a história da cidade e se divertir em um passeio descontraído.
O Raízes de Curitiba acontece aos domingos (quinzenalmente), a partir das 9h, e termina por volta das 13h. As inscrições são antecipadas pelo site e o valor promocional de lançamento é R$ 169,00 por pessoa (inclui as degustações e o deslocamento entre os locais). Para mais informações e realizar sua inscrição, acesse aqui.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.