Notícias
Spotters comemoram os 150 anos de Santos Dumont, em Brasília
O gênio Santos Dumont é homengeado em spotter day no aeroporto de Brasília.
Antes de tudo, o que seria de um gênio sem o registro do seu momento histórico? Alberto Santos Dumont Nasceu em 20 de julho de 1873, em Palmyra/MG. Cidade que mais tarde viria a mudar de nome em sua homenagem. Assim, em homenagem ao aeronauta, esportista, autodidata e inventor brasileiro Santos Dumont, spotters comemoram seus 150 anos no aeroporto de Brasília.
Depois que abandonou o curso de engenharia aos 18 anos, Santos Dumont foi para a França estudar automobilismo e ciclismo. Mais tarde, projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Dessa forma, deu início a uma trajetória que mudou os rumos do transporte da humanidade e o transformou em o Pai da Aviação.
LEIA TAMBÉM: A cultura impulsionando o turismo: uma combinação de sucesso
Spotter Day
Contudo, voar sempre intrigou e fascinou o homem. Então, registrar esses momentos faz brilhar os olhos de quem compreende a emoção que é a complexidade da aviação. Dessa paixão surgiu o spotter day.
Nesse sentido, no spotter day, entusiastas se reúnem para fotografar na pista do aeroporto, os mais diferentes modelos de aviões.
LEIA TAMBÉM: Viagem: Curiosidade acima dos limites
A edição do Spotter Day deste ano, foi realizada no dia 16 de julho, no Aeroporto de Brasília, que é administrado pela Inframerica. A ABEAR – Associação Brasileira das Empresas aéreas levou um grupo de produtores de conteúdo e influenciadores do setor para participar da comemoração. Foram 150 spotters convidados para comemorar os 150 anos de Santos Dumont de forma especial. Foram levados para a lateral da pista de taxeamento das aeronaves, registrando as mais incríveis imagens de chegadas e partidas de diversos voos.
Apaixonados por aviação
Em suma, o evento reuniu diversos profissionais, apaixonados por aviação, das mais diferentes áreas, unidos pela mesma paixão. O servidor público, Thiago Machado, de Brasília, resume: “A aviação está na veia. É difícil explicar, porque é um prazer, é aquela vontade de tentar pegar o melhor registro, eternizar na foto. Não tem como mensurar o valor nem o esforço que a gente tem para fazer isso”.
Outra apaixonada por aviação e por fotografar aviões é Camila Couto: “Eu tenho outra atividade, mas minha paixão, meu amor é isso aqui. O que me faz feliz é estar no meio disso aqui. Tem coisas que o dinheiro não compra” enfatiza.
LEIA TAMBÉM: Curitiba: Destaque no Cenário Gastronômico e Turístico Mundial
Do mesmo modo, os funcionários do aeroporto também participaram do Spotter Day em homenagem a Santos Dumont e viveram a emoção desse dia especial: “Estou aqui há 10 anos. Eu amo esse horizonte, eu amo esse espaço. Sou analista de compras, então hoje eu ando no aeroporto e falo assim: tá vendo aquele abalizamento, iluminação de pista? – eu comprei. Tá vendo a expansão do píer norte? Eu contratei. Para mim isso é maravilhoso. Está na alma. Hoje me dá satisfação ver o passageiro passar pelo aeroporto e gostar do que está tendo. O aeroporto é uma cidade, aqui tem pessoas que movimentam esse aeroporto para que ele funcione. A gente ama isso” diz Elis Regina, funcionária da Inframérica.
De certo, Santos Dumont não imaginava que suas invenções viriam a tocar o coração de tanta gente, e faria tantos apaixonados por aviação. Um gênio, bem como um visionário e que deve ser lembrado pela eternidade. Hoje os parabéns vão para o Grande Oficial da Legião de Honra da França, Patrono da Aeronáutica Brasileira, Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, Herói Nacional incluído no Livro de Aço dos Heróis Nacionais localizado no Panteão da Pátria, em Brasília, ou, simplesmente, Santos Dumont.
VEJA TAMBÉM: Marcelo Freixo, presidente da Embratur: “Turismo é a solução”
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.