Top10 hospedagens que investem em práticas sustentáveis - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Viagem

Top10 hospedagens que investem em práticas sustentáveis

Conheça os meios de hospedagem que adotam práticas sustentáveis e oferecem experiências transformadoras aos seus hóspedes.

Publicado

em

Foto: Divulgação/ Botanique Hotel e Spa, Serra da Mantiqueira/ SP

A tendência em se consumir produtos e serviços que adotam práticas sustentáveis está em uma crescente que, certamente, não voltará para trás. Isso ocorre porque práticas sustentáveis desempenham um papel fundamental na sociedade, estabelecendo equilíbrio sinérgico entre o estilo de vida moderno, a preservação e a manutenção dos recursos naturais e as pessoas estão cada vez mais conscientes disso.

No turismo, a hotelaria de luxo não fica de fora. Alinhadas aos pilares da ESG (Environmental, Social and Governance), as experiências proporcionadas aos hóspedes incorporam práticas comprometidas com a preservação do meio ambiente e da biodiversidade com ações que envolvem colaboradores e comunidade local. 

Confira os TOP 10 (hotéis e pousadas) associados à Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), focados em inovação que transcendem as fronteiras do convencional, propondo experiências de hospedagem que reafirmam seu compromisso com o bem-estar e o respeito à natureza e às culturas regionais, para você fazer a sua escolha consciente na próxima viagem.

Anavilhanas Jungle Lodge, Novo Airão, AM

O Anavilhanas Jungle Lodge contribui para a reforma de um colégio, acompanhando o programa escolar (Foto: Divulgação)

Imerso no coração da floresta amazônica, no Amazonas, o Anavilhanas Jungle Lodge incentiva seus hóspedes a participar de uma experiência de turismo de base comunitária. Dessa maneira, o visitante conhece o dia a dia das comunidades ribeirinhas que têm na pesca, na agricultura e no artesanato sua fonte de renda. O hotel tem uma atuação marcante junto à população, contribuindo para a reforma de um colégio, acompanhando o programa escolar e implementando energia solar e merendas saudáveis. Além disso, transforma 100% dos resíduos orgânicos de sua cozinha e bares em adubo para fomentar a agricultura orgânica e regenerativa na região. A ideia é oferecer alimentos farm to table para os hóspedes e comunidade.

Barracuda Hotel & Villas, Itacaré, BA

Foto: Divulgação

Na ensolarada praia de Itacaré (Bahia) desde 2013, o Barracuda é um destino ideal para quem busca sossego e conforto. Na propriedade, o projeto Rumo ao Lixo Zero é uma prática cotidiana comprometida com a regeneração dos recursos naturais. Também é incentivada a eliminação de plástico com a adoção de canudos de bambu ou inox, sacolas de papel e garrafas e jarros de vidro ou cerâmica. O hotel ainda conta com sistema próprio de purificação de água, painéis solares para aquecimento dos chuveiros e lâmpadas de LED. Além da linha própria de amenities veganas disponibilizadas em formato refil, os hóspedes são incentivados ao reuso de toalhas e enxoval. No quesito gastronomia, prioriza insumos locais, fornecidos por pequenos produtores de áreas rurais, além de peixes e frutos do mar entregues pela comunidade pesqueira de Itacaré. 

Casa dos Arandis, Maraú, BA

A Casa dos Arandis, adepta da energia solar, tornou-se uma empresa com zero emissões de carbono (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: Turismo sustentável e de luxo na Amazônia

A 100 km ao norte da cidade de Ilhéus, em Maraú (Bahia), o hotel Casa dos Arandis desenvolve inúmeras práticas sustentáveis.Um exemplo é a iniciativa “Povos da Mata”, premiada pela Fundação Banco do Brasil como a Melhor Associação de Agroecologia do Brasil em 2018. “Povos da Mata” é composta por 750 famílias nativas de etnias distintas, que se dedicam ao cultivo de alimentos orgânicos. Além disso, o hotel reduz o consumo de garrafas plásticas, fornecendo, há quase dez anos, água filtrada em garrafas de vidro.

Adepta da energia solar, a propriedade tornou-se uma empresa com zero emissões de carbono, possui sistema de tratamento para melhorar o PH e o teor de alcalinidade da água consumida. Com o “Vila Circular”, projeto de manejo sustentável de todos os resíduos, o hotel cultiva seu próprio jardim orgânico. Por essas ações foi premiado pela Condé Nast 2022 e 2023 como o Melhor para Práticas Verdes e Sustentabilidade.

Engajada no Projeto “Coração de Tartaruga”, a Casa dos Arandis atua na proteção e ajuda no nascimento de filhotes de tartarugas que ocorrem nos mais de 40 km de costa da Península de Maraú. Uma atividade que os hóspedes são convidados a presenciar e participar, trazendo para as areias os bebês recém-nascidos.

Txai Resort, Itacaré, BA

O Txai Resort Itacaré atua diretamente com famílias locais, criando empregos e proporcionando melhores condições de vida (Foto: Divulgação)

Também em Itacaré, sul da Bahia, o Txai Resort Itacaré se estabelece como um oásis em meio à natureza e é uma referência em hotelaria sustentável. O resort possui diversos projetos de ESG para manter a preservação ambiental, incentivar o desenvolvimento socioeconômico e a biodiversidade da região. Há 21 anos foi criado o Instituto Companheiros do Txai (ICT) com o objetivo de contribuir para a preservação da fauna e flora da Costa do Cacau. Dessa forma, atua diretamente com famílias locais, criando empregos e proporcionando melhores condições de vida. Em relação à vida marinha, mantém o Txaitarugas, iniciativa que assegura a proteção da espécie e envolve hóspedes e comunidade.

Caiman, Pantanal, MS

Foto: Divulgação

Com 53 mil hectares, a Caiman, localizada em Mato Grosso do Sul, tem como missão conservar a fauna, a flora e a cultura do Pantanal. Os hóspedes são convidados a entender de perto esse propósito. Ao embarcar em safáris de observação, eles têm a possibilidade de avistar as mais de 500 espécies de animais que vivem em plena liberdade no refúgio ecológico e com a segurança de que seu habitat está preservado. Também é possível participar de passeios concebidos por iniciativas pioneiras de conservação na região, como o Onçafari e o Instituto Arara Azul, que encontram na Caiman um cenário perfeito para estudos e pesquisas. Nesta autêntica fazenda pantaneira ações sustentáveis ocorrem diariamente, como uso de composteiras e utilização de um recurso conhecido como o círculo das bananas, que trata a água da cozinha da vila dos funcionários. 

Botanique Hotel Spa, Serra da Mantiqueira, SP

Uma das atividades mais interativas do Boutique Hotel Spa acontece no The Lab, local dedicado à desidratação de produtos do próprio jardim do hotel (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: Turismo sustentável: expedição em terras indígenas

Em uma área de 283 hectares de exuberante Mata Atlântica, o Botanique Hotel Spa tem a sustentabilidade em seu DNA. Todas as experiências oferecidas aos hóspedes trazem uma proposta de reconexão com a natureza e o universo em que a propriedade está inserida. Por lá, uma das atividades mais interativas acontece no The Lab, local dedicado à desidratação de produtos do próprio jardim do hotel. A atividade é aberta ao público, na forma de workshop, durante o qual se aprende a fazer sais de banho, esfoliantes e hidratantes utilizadas nas massagens. Vale ressaltar que tudo é cultivado sem uso de pesticidas ou agrotóxicos, de forma a preservar a fauna e a diversidade de insetos tão importantes para o ecossistema.

Ibiti Projeto Conceição do Ibitipoca, MG

O Ibiti Projeto conta com um galpão para armazenar material reciclável e transformar garrafas de vidro em copos (Foto: Divulgação)

Na cidade de Conceição do Ibitipoca (Minas Gerais), o Ibiti Projeto é uma área de reflorestamento, regeneração natural e repovoamento da fauna nativa. Durante os passeios os hóspedes fazem imersão pelas matas em processo de recuperação e conhecem programas de reintrodução de espécies silvestres, como antas e emas, e podem acompanhar o monitoramento da onça-parda e visitar a Muriqui House. A propriedade também conta com um galpão para armazenar material reciclável e transformar garrafas de vidro em copos. A compostagem é feita por meio de leiras e compostores. Nos quartos não são utilizados plásticos nem embalagens em prol da redução do lixo.

Janeiro Hotel, Rio de Janeiro, RJ

Foto: Divulgação

Inaugurado em 2018 na praia do Leblon, no Rio de Janeiro, o Janeiro Hotel tem como proposta oferecer experiências sob o conceito do “novo luxo”, que envolve práticas e serviços alinhados ao design, à ética e estética por meio da implementação de ações sustentáveis. Com o projeto ASAP (As sustainable as possible), utiliza materiais com menor impacto ambiental, como garrafas de vidro reutilizável, comunicados impressos em madeira a laser e embalagem take away 100% compostável, entre outros. Tampas de garrafa long neck são entregues ao projeto Ecotampas para reaproveitamento e bolsas são confeccionadas com redes de pesca antigas, em uma ação que promove a inclusão social de pescadores, e uma cooperativa de costureiras produz sacos para secador de cabelo e etiquetas de tecido para todos os quartos.

Ronco do Bugio, Piedade, SP

Abraçado pela Mata Atlântica, o Ronco do Bugio produz 100% de sua energia a partir de placas solares (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: Os turistas realmente desejam sustentabilidade?

Abraçado pela Mata Atlântica, na cidade de Piedade (São Paulo), o Ronco do Bugio produz 100% de sua energia a partir de placas solares. Os espaços edificados não interferem na vegetação nativa e suas estruturas foram erguidas, em maioria, com materiais reutilizados de outras construções. Além de adotarem produtos naturais de limpeza, de lavanderia e repelentes, a água é tratada para que volte ao ambiente sem contaminantes. Os uniformes dos funcionários são confeccionados com algodão orgânico e tingimento natural. Todo o lixo produzido tem um destino adequado: material orgânico vira adubo e volta para a natureza, enquanto o que é reciclável é encaminhado para a ONG Mato Limpo.

Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, Governador Celso Ramos, SC

No Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, os resíduos orgânicos passam por um processo de compostagem e se transformam em adubo para a horta, de onde são colhidos ingredientes frescos e temperos sazonais (Foto: Divulgação)

Estabelecido ao norte de Florianópolis (Santa Catarina), o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort fica localizado em uma península de águas claras e esverdeadas na Costa Esmeralda. O hotel recicla 100% do lixo, e a água da estação de esgoto é tratada reutilizada na jardinagem. Já a água da chuva é usada tanto na lavagem de automóveis quanto nas ruas da propriedade e na lavanderia. Os resíduos orgânicos passam por um processo de compostagem e se transformam em adubo para a horta, de onde são colhidos ingredientes frescos e temperos sazonais. Quantos aos seus 25 bangalôs, foram projetados de forma sustentável, com ventilação cruzada, painel solar, teto verde e madeira de reflorestamento. Além disso, o hotel está à frente de uma campanha de reflorestamento do entorno, tendo sido plantadas mais de dez mil mudas de árvores nativas. 

Fonte: Texto de Newsletter da Brazilian Luxury Travel Association

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.